Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34539

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorPIRES, Michelle França Dourado Neto-
dc.date.accessioned2019-10-11T21:41:11Z-
dc.date.available2019-10-11T21:41:11Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34539-
dc.description.abstractA técnica indutiva consiste em proporcionar um estado de reflexão, no qual o sujeito é incentivado a tomar a perspectiva do outro e observar como suas ações podem interferir no estado físico e emocional de outra pessoa. Tradicionalmente, o uso dessa técnica e seus efeitos para o desenvolvimento têm sido investigados no contexto familiar, em situações que a criança emite ou está prestes a emitir algum comportamento inadequado. Recentemente, tem sido proposto que essa técnica pode ser utilizada em outros ambientes de socialização, como a escola, com a finalidade de oportunizar o desenvolvimento da empatia e comportamento prossocial e a redução do bullying. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo principal investigar se a técnica indutiva, utilizada no contexto familiar, é eficaz para promover o desenvolvimento da empatia e comportamento prossocial da criança e se uma intervenção escolar baseada nessa técnica favorece o avanço dessas habilidades. Além de investigar a influência dos fatores sociodemográficos, diferenças culturais e de outras técnicas disciplinares parentais consideradas punitivas. Para tanto, foram realizados cinco estudos empíricos compostos por 220 crianças e adolescentes brasileiros e portugueses e seus respectivos responsáveis. Foram utilizados os seguintes instrumentos: Escala de Técnica de Disciplina Parental (ETDP) para avaliar técnica disciplinar parental, a Escala de Empatia para Crianças e Adolescentes (EECA) para mensurar a empatia, o Jogo ditatorial para medir o comportamento prossocial, a Escala de Comportamentos de Bullying (ECB) para avaliar o bullying e o Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ) para mensurar problemas emocionais e de comportamento e os comportamentos prossociais das crianças e adolescentes. Resultados indicaram que enquanto em Portugal o uso da indução pelos pais estava associado ao desenvolvimento da empatia nas crianças, essa associação não foi observada na amostra brasileira. Por outro lado, tanto no Brasil como em Portugal, não foi verificada nenhuma relação entre o uso dessa técnica e o comportamento prossocial das crianças. No que concerne a intervenção realizada na amostra brasileira, em contexto escolar, baseada na técnica indutiva, de modo geral os resultados indicaram que as crianças que participaram do programa apresentaram maiores níveis de empatia e redução no bullying relacional após a intervenção quando comparadas com o grupo controle. Por fim, foi verificado que a prevalência da técnica indutiva ou de uma técnica punitiva no contexto familiar não influenciou os efeitos da intervenção. Esses dados são discutidos com base na literatura sobre empatia, comportamento prossocial e bullying, sendo destacado que o papel da empatia como um fator de proteção durante o desenvolvimento.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologia Cognitivapt_BR
dc.subjectInduçãopt_BR
dc.subjectEmpatiapt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.titlePensar no outro : a influência da prática indutiva no desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentespt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSAMPAIO, Leonardo Rodrigues-
dc.contributor.advisor-coGASPAR, Maria Filomena-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0956940038784018pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxThe inductive technique consists in providing a state of reflection in which the subject is encouraged to take the perspective of the other and observe how his actions may interfere with the physical and emotional state of another person. Traditionally, the use of this technique and its effects on development have been investigated in the context of the family, in situations when the child emits or is about to emit some inappropriate behavior. Recently, it has been proposed that this technique can be used in other socialization environments, such as schools, in order to foster the development of empathy and prossocial behavior, and the reduction of bullying. Thus, the main objective of the present study was to investigate whether the inductive technique used in the context of the family is effective to promote the development of empathy and prossocial behavior of the child and whether a school intervention based on this technique favors the advancement of these skills. In addition to investigating the influence of sociodemographic factors, cultural differences and other parental disciplinary techniques considered punitive. For this purpose, five empirical studies were carried out on 220 brazilian and portuguese children and teenagers and their respective caretakers. The following instruments were used: Parental Discipline Technique Scale (ETDP) to evaluate parental disciplinary technique, the Empathy Scale for Children and Adolescents (EECA) to measure empathy, the Dictatorial Game to measure prosocial behavior, Behavior Scale of Bullying (ECB) to evaluate bullying and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ) to measure emotional and behavioral problems and the prossocial behavior of children and adolescents. Results indicated that in Portugal the use of induction by parents was associated with the development of empathy in children, whereas in Brazil this relationship was not verified. On the other hand, in Brazil and Portugal, there was no relationship between this type of technique and the prossocial behavior of the children. Concerning the intervention in a school context based on the inductive technique, in general the results indicated that the children who participated in the program had higher levels of empathy and reduction in relational bullying after the intervention when compared with the control group. Finally, it was verified that the prevalence of the inductive technique or of a punitive technique in the family context did not influence the effects of the intervention. These data are discussed based on the literature on empathy, prossocial behavior and bullying, emphasizing that the role of empathy as a protective factor during development.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/8095869365131149pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Michelle França Dourado Neto Pires.pdf3,3 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons