Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34531
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MENEZES, Anderson Alencar | - |
dc.contributor.author | MONTEIRO, Geyson Magno Tôrres | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T20:57:21Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T20:57:21Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34531 | - |
dc.description.abstract | O texto aborda a Filosofia e a educação e problematiza a possibilidade de disciplinar e ensinar Filosofia, compreendendo que é possível apenas dedicar-se ao filosofar, como também propõe uma educação que não privilegia o objetivismo e o acúmulo de conteúdo, mas uma educação criativa e que se constrói no diálogo, na pesquisa e na dúvida. Por se voltar para si, ser algo em construção, em processo e um pensamento que se faz renovado sempre, a Filosofia é lócus do questionamento, da indisciplina, da desconfiança e da criação, sendo o interesse e não a verdade sua busca mais expressiva e fundamental. Tomamos a Fenomenologia como esse modo de fazer uma Filosofia e uma educação, e precisamente recorremos ao pensamento fenomenológico de Merleau-Ponty, ancorado em Husserl para estimular o pensamento de um processo educacional que se utilize desse método enquanto uma experiência conceitual e prática, construindo na medida do possível uma ponte dialógica com a estética narrativa e histórica de Walter Benjamim. A dissertação lança um olhar que questiona a educação e o conhecimento enquanto resultado de uma Filosofia subjetivista e de uma ciência objetivista, tecnicista e dogmática, com base apenas em cientificismos e indica a opção por uma práxis educacional embasada em uma ontologia aberta e sobretudo no imbricamento da atitude natural com a atitude transcendental, onde a facticidade torna impossível ao homem estar no mundo em uma posição própria frente às coisas e às pessoas, que o impera a recriar o mundo e a vida através da razão, entendendo o ser, o mundo e a vida enquanto abertura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia (Ensino Médio) | pt_BR |
dc.subject | Filosofia – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Merleau-Ponty, Maurice, 1908-1961 | pt_BR |
dc.title | Ensino de Filosofia no ensino médio : contributos da Fenomenologia para a prática docente | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3572674106394559 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3996757440963288 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The aim of this study was to contemplate the teaching and the process of learning Philosophy. As it is required dedication to learn how to philosophize, the teaching method for Philosophy demands creativity based on discussion, research and questioning. Philosophy is a fluid concept that is always changing and the pursuit of its knowledge relies on skepticism, indiscipline and inventiveness. Therefore, Philosophy is not a search for “the truth”, but a journey to question it. We used a method of teaching Philosophy based on the Phenomenology studies of Merleau-Ponty and Husserl to promote a conceptual and practical experience. Additionally, we applied the aesthetic and historic narrative of Walter Benjamin in our method whenever it was possible. This dissertation offers a critical analysis of the teaching of Philosophy as an objective, technical and dogmatic discipline based exclusively on solid concepts. Thus, we propose an alternative learning method based on a more natural and transcendental approach to understand facts and to teach the student how to philosophize. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Geyson Magno Tôrres Monteiro.pdf | 730,8 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons