Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34507
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEIRA, Leonardo Herszon | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Yasmin Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-11T19:13:49Z | - |
dc.date.available | 2019-10-11T19:13:49Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34507 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de elaborar um Índice de Acessibilidade (IA) para verificar se a implantação de um Polo Gerador de Viagens pode impactar positivamente a acessibilidade de uma centralidade, considerando três tipos de uso do solo distintos: oportunidades, saúde e educação. O indicador adotado utiliza os componentes da definição de acessibilidade: uso do solo e transportes. A cidade do Recife foi escolhida como estudo de caso. Os resultados foram divididos por tipo de uso e modo de transporte (individual ou coletivo), distribuídos em análises estatísticas e espaciais. A acessibilidade às instituições de ensino e aos equipamentos de saúde tiveram resultados do IA melhores que às oportunidades por serem melhor distribuídas ao longo do território. A acessibilidade às oportunidades resultou em um valor pior que aos outros usos analisados devido à maior concentração de suas atividades nas áreas centrais e litorâneas da cidade. O usuário de transporte individual, de maneira geral, possui o acesso mais facilitado que o usuário de transporte público. A implantação de um Polo Gerador de Viagens, em uma área de péssima acessibilidade, foi considerada irrelevante de maneira isolada. Para verdadeiramente melhorar a acessibilidade de uma região é necessário investir em políticas públicas para diminuir o tempo de viagem do usuário de transporte público e priorizar o desenvolvimento de centralidades nas áreas mais necessitadas, a fim de combater a exclusão social e garantir a qualidade de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Índice de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Polo gerador de viagens | pt_BR |
dc.title | Proposta de índice de acessibilidade urbana baseado em oportunidades, saúde e educação : um estudo de caso no Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0385582710637762 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work aims to elaborate an Accessibility Index (IA) to verify if the implementation of a Trip Generation Hub can positively impact the accessibility of a centrality, considering three different types of land use: job opportunities, health facilities and educational institutions. The adopted index uses the components of the definition of accessibility: land use and transport. The city of Recife was chosen as a case study. The results were divided by type of land use and means of transportation (individual or public), distributed in statistical and spatial analysis. Access to educational institutions and health facilities had better AI results than the job opportunities because they were better distributed throughout the territory. Access to job opportunities resulted in worse values due to the higher concentration of its activities in the central and coastal areas of the city. The individual mean of transportation, in general, has better access than the public mean. The implantation of a Trip Generation Hub, in an area which is poorly accessed, was considered irrelevant in an isolated way. In order to truly improve the accessibility of a region, it is necessary to think of public policies to reduce the travel time of the transit and to prioritize the development of centralities in the worst accessed areas in order to avoid social exclusion and guarantee the quality of life. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Yasmin Menezes Castro.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons