Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34419
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira | - |
dc.contributor.author | FERREIRA, José Davi Calado | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-10T17:50:27Z | - |
dc.date.available | 2019-10-10T17:50:27Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34419 | - |
dc.description.abstract | Para muitos, a Educação é uma opção viável para enfrentar diversos problemas ambientais causados pelo próprio ser humano. A Política Nacional de Educação Ambiental veio como um componente essencial e permanente em todos os níveis da educação, de modo articulado. Dessa forma, a presente pesquisa dentro de uma visão holística, buscou sensibilizar e introduzir novas possibilidades do manejo às áreas degradadas e não degradadas das nascentes da Bacia Hidrográfica do Rio Maniçoba, região de Brejo de Altitude, no Agreste Central Pernambucano. Com o objetivo de empregar a Educação Ambiental como ferramenta de preservação dos recursos hídricos nas microbacias em Brejos de Altitude, essa pesquisa mapeou e caracterizou as principais nascentes; analisou os conflitos do uso da água e do solo; compreendeu a percepção da comunidade a cerca do meio ambiente e suas interações, além de analisar o papel comitê dentro das questões ambientais. Com uma proposta de metodologia de “observação participante”, trabalhou-se com ferramentas de pesquisa-ação na política de educação ambiental, como instrumento de sensibilização para a comunidade inserida na área da pesquisa, bem como, introduziu-se ferramentas de mitigação e remediação ao meio ambiente dos danos causados sobre os recursos hídricos. Além de propor novas técnicas de convívio com o meio ambiente de forma harmônica, sustentável e produtiva. Foi confeccionado um material didático, que servirá como uma estratégia prática de fácil interpretação, proposto para a preservação das áreas de nascentes com ênfase na recuperação, conservação e produção dos recursos hídricos da região. Foi concluído, diante do exposto neste estudo, que é essencial que a comunidade inserida na área em questão perceba a relevância da preservação dos recursos naturais enquanto ferramenta de melhoramento e manutenção dos recursos hídricos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Recursos hídricos | pt_BR |
dc.subject | Bacia hidrográfica | pt_BR |
dc.title | Condições de preservação dos recursos hídricos em microbacias em brejos de altitude no semiárido pernambucano | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SOBRAL, Maria do Carmo Martins | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3598494298527720 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4312346687923790 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos em Rede Nacional (ProfÁgua) | pt_BR |
dc.description.abstractx | For many, Education is a viable option to face several environmental problems caused by the human being himself. The National Policy on Environmental Education came as an essential and permanent component at all levels of education, in an articulated way. Thus, the present research within a holistic view, sought to raise awareness and introduce new management possibilities to degraded and undegraded areas of the sources of the Maniçoba River Basin, Brejo de Altitude region, in Agreste Central Pernambucano. With the objective of using Environmental Education as a tool for the preservation of water resources in the microbasins in Brejos de Altitude, this research mapped and characterized the main sources; analyzed the conflicts of water and soil use; understood the community's perception about the environment and its interactions, as well as analyzing the committee's role in environmental issues. With a proposal for a "participant observation" methodology, we worked with research-action tools in the environmental education policy, as an awareness tool for the community within the research area, as well as the introduction of mitigation and remediation tools damage to water resources. Besides proposing new techniques of conviviality with the environment in a harmonic, sustainable and productive way. A didactic material was prepared, which will serve as a practical strategy of easy interpretation, proposed for the preservation of the areas of springs with emphasis on the recovery, conservation and production of the region's water resources. It was concluded that it is essential that the community in the area in question perceive the relevance of the preservation of natural resources as a tool for the improvement and maintenance of water resources. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4167833928991356 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROF – Água) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO José Davi Calado Ferreira.pdf | 4,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons