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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3434
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOMESSO, Luiz Anastácio | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, José Mário Austregésilo da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:31:00Z | |
dc.date.available | 2014-06-12T16:31:00Z | |
dc.date.issued | 2005 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Mário Austregésilo da Silva Lima, José; Anastácio Momesso, Luiz. A oralidade e a imagética em Luiz Gonzaga: uma análise de conteúdo da obra musical do Rei do Baião. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3434 | |
dc.description.abstract | Este trabalho constitui-se de uma análise de conteúdo da obra musical de Luiz Gonzaga, fundamentado em pesquisa qualitativa. A oralidade na sua produção cultural foi analisada, através de causos e letras de músicas que revelam narrativas do Sertão, importantes para a compreensão das representações do cotidiano nordestino. O trabalho aborda a influência de Gonzaga na construção da identidade cultural brasileira, observada nas narrativas da nação. Aborda, ainda, a sua concepção de um projeto de identidade nordestina, formado pela polifonia característica do Sertão. A abordagem da obra, é vista pelos atos comunicativos do compositor de admiração e reciprocidade, focadas no ser humano e discute a inserção da cultura nordestina, no âmbito nacional, onde Gonzaga desfaz equívocos quanto à identidade do homem e da região, provocando uma nova visão da cultura brasileira. A pesquisa aborda também a construção de um espaço para o idioma regional, onde cultura rural, inserida no urbano, provoca o deslocamento da identidade brasileira. Aspectos como as relações do compositor com a indústria cultural, sua produção discográfica, o radio como mídia mais importante da época, são vistos como fundamentais para a compreensão da cultura brasileira. Finalmente, Gonzaga é visto, pela espacialidade e transitoriedade, como um homem traduzido, através da construção de uma obra musical, caracterizada como cultura de raiz, produzida na era da modernidade, capaz de superar a relação entre o tradicional e o moderno | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.title | A oralidade e a imagética em Luiz Gonzaga: uma análise de conteúdo da obra musical do Rei do Baião | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Comunicação |
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