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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34344
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MAIA, Maria Leonor Alves | - |
dc.contributor.author | SIMÕES, Letícia Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-08T19:37:25Z | - |
dc.date.available | 2019-10-08T19:37:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34344 | - |
dc.description.abstract | O transporte metroferroviário, por ser um modo de alta capacidade, confiável e rápido para deslocamento de passageiros nas grandes cidades, conta com estações que possibilitam a fluidez na interface entre plataformas e trens. Grandes carregamentos de passageiros geram impedância no processo de embarque e desembarque, aumento no dwell time e nos intervalos entre os trens, gerando atraso, menor velocidade de operação, reduzindo a capacidade do sistema. Considerando um sistema saturado, a pesquisa buscou mostrar em que medida o carregamento dos trens afeta a eficiência do sistema metroferroviário e o nível de interação na interface plataforma-trem, e em seguida, dar diretrizes para minimizar os impactos nos índices de eficiência. Através do método de coleta de dados, a partir do estudo empírico do Metrô do Recife, a pesquisa contou com análise de dados operacionais e estudo empírico sobre imagens de CFTV de uma viagem em horário de pico. O nível de interação, produto da densidade crítica e da percepção de risco, foi detalhado em matriz de comportamento e interação no embarque e desembarque, contemplando as infraestruturas e tipos de passageiros. Conclui-se que o carregamento influencia a eficiência do sistema, porém não é o único determinante do nível de interação, que depende do comportamento dos passageiros. Como diretrizes, são sugeridas medidas físicas, operacionais e tecnológicas, para promover aumento na eficiência do sistema e dar mais segurança, induzindo um comportamento positivo dos usuários. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Transporte metroferroviário | pt_BR |
dc.subject | Dwell time | pt_BR |
dc.subject | Interface plataforma-trem | pt_BR |
dc.title | Influência do carregamento na eficiência do sistema metroferroviário e nível de interação na área de interface plataforma-trem | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9954530293795512 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5541333217408107 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | The urban rail transit, due to its high capacity, reliability and ability to enable fast displacement of passengers in big cities, relies on station facilities in order to allow for fluidity in the interface between platforms and trains. Large loading of passengers adds impedance in the boarding and alighting process, increase both the dwell time and the headway, giving rise to delays, decrease in operational speed and reducing the system’s capacity. By considering a saturated system, this research analyzed at which level the loading of trains affects the rail system’s efficiency and the level of interaction in the platform-train interface, thereby outlining proper measures to minimize the impact in the efficiency indexes. Using a data collection methodology, through an empirical study of the rail service available in the city of Recife, this research analyzed the operational data and empirical study on CFTV imaging obtained from a travel during peak hours. The level of interaction, a direct product of the critical density with the risk perception, was detailed through Boarding and Alighting Matrix of Behavior and Interaction framework, taking into account the area where the interaction happens and the type of users. It can be concluded that the analysis shows that the train loading has a direct influence in the system's efficiency, but the interaction level is also dependent on the passenger's behavior. Physical, operational and technological measures are suggested to increase system efficiency and provide safety for the users, which can induce positive passenger behavior. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Letícia Monteiro Simões.pdf | 3,68 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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