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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Cibele Oliveira de-
dc.date.accessioned2019-10-08T19:30:12Z-
dc.date.available2019-10-08T19:30:12Z-
dc.date.issued2019-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34340-
dc.description.abstractA sustentabilidade na moda tem sido cada vez mais debatida na sociedade contemporânea devido aos impactos socioambientais negativos causados pela indústria têxtil e de confecção. Este trabalho tem como objetivo investigar o comportamento de consumo de moda e o potencial de adoção das estratégias de sustentabilidade a partir da comparação das percepções das ativistas de moda mais sustentável e do público leigo consumidor de moda feminina. A partir de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, elaborou-se um estudo comparativo entre estes dois públicos a fim de identificar seus comportamentos, conceitos e práticas sobre o consumo de moda mais sustentável. Para isto, foram realizados questionários on-line e entrevistas semiestruturadas, nas quais foi aplicado o método de análise de conteúdo para o seu entendimento. Após o cruzamento dos dados obtidos no referencial teórico e estudo empírico, constatou-se que há estratégias que têm maiores possibilidades de serem adotadas por cada grupo rumo a um consumo consciente de moda, enquanto observou-se que outras estratégias enfrentam resistência dos consumidores. A pesquisa sugere que, de modo geral, as estratégias que apresentam maior potencial de adoção são as que os consumidores já estão mais familiarizados ou que não exigem uma mudança radical em seus contextos socioculturais. Há, no entanto, diversas oportunidades para o desenvolvimento de uma moda mais sustentável, onde inovações estratégicas são necessárias e se evidencia a importância de novos papéis do designer de moda no século XXI.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectComportamento de consumopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleEstratégias de sustentabilidade na moda: a percepção do consumidorpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3510937171667912pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2061771070429217pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxSustainability in fashion has been increasingly discussed in contemporary society due to the negative socio-environmental impacts caused by the textile and manufacturing industry. This work aims to investigate the behavior in fashion consumption and the potential of adopting sustainability strategies based on the comparison of the perceptions between sustainable fashion activists and the public lay consumer of female fashion. Based on a qualitative, exploratory and descriptive approach, a comparative study was elaborated between these two publics in order to identify their behaviors, concepts and practices on the more sustainable fashion consumption. For this, online questionnaires and semi-structured interviews were conducted, in which the content analysis method was applied for their understanding. After crossing the data obtained in the theoretical framework and empirical study, it was found that there are strategies that have greater possibilities of being adopted by each group towards a conscious consumption of fashion, while it is observed that other strategies face consumer resistance. The research suggests that, in general, the strategies that have the greatest potential for adoption are those that consumers are already more familiar with or that do not require a radical change in their socio-cultural contexts. There are, however, several opportunities for the development of a more sustainable fashion, where strategic innovations are needed and it is evident the importance of new roles of the fashion designer in the 21st century.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

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