Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSALES, Marta Maria de Lima-
dc.date.accessioned2019-10-08T18:58:16Z-
dc.date.available2019-10-08T18:58:16Z-
dc.date.issued2018-12-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34327-
dc.description.abstractEsta pesquisa, em consonância com a Filosofia da Diferença, buscou estudar as relações de forças existentes no dispositivo sala de aula de Matemática do atual Mundo Líquido. Mediante os questionamentos: No atual Mundo Líquido, o que faz o docente de Matemática para subjetivar seus alunos a participarem das aulas e aprender? Como os alunos subjetivam o docente de Matemática para que este permaneça motivado a ministrar suas aulas? Nosso objetivo foi descrever os processos de subjetivação entre o docente de Matemática e os seus alunos neste dispositivo. A partir das leituras de Foucault (1994, 1995, 2010), Deleuze (1990, 2005, 2011), Queiroz (2013, 2015, 2016), Tártaro (2016), Rolnik (1989), dentre outros, utilizamos o método da cartografia – relacionada à subjetividade humana –investigando e descrevendo as práticas de subjetivação entre o docente de Matemática e alguns alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Agreste de Pernambuco. Foram realizados encontros, mesclando teoria e prática, com o professor e os alunos selecionados. Para seleção dos oito alunos, utilizamos um questionário. Posteriormente, observamos dez aulas de Matemática. Na etapa seguinte, foram realizados os mapas narrativos, seguidos de diálogos e registros escritos das marcas produzidas, a partir de imagens que retratam a Modernidade Líquida, estudada por Bauman (2001). A partir da cartografia, foi possível caminhar pelas subjetividades dos participantes, sem nos preocuparmos em chegar a um caminho único ou resposta única. O que buscamos foi descrever os movimentos ocorridos rizomaticamente: agenciamentos, subjetivações, rotas de fuga, desterritorialização, afetações, os quais atravessaram os protagonistas daquele dispositivo, naqueles momentos vivenciados, e que também nos transpassaram. Portanto, acreditamos na relevância desta pesquisa, no sentido de proporcionar a nós, enquanto professoras-pesquisadoras-cartógrafas, pensamentos e conhecimentos sobre as relações de forças diversas que compõem as subjetivações e os devires dos sujeitos pós-modernos, e ao feedback que será dado à escola para que, de alguma forma, possamos contribuir na qualidade da Educação Matemática.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPós-modernismo e educação (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectDiferença (Filosofia)pt_BR
dc.subjectCartografia (Pernambuco)pt_BR
dc.subjectMatemática – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessor e alunos (Pernambuco)pt_BR
dc.titleSolidez da escola na pós-modernidade: uma viagem pelos caminhos das subjetividades de alguns alunos e de um docente em matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8140999619268068pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis research, in line with the Philosophy of the Difference, sought to study the relationships of existing forces in the math classroom device of the current Liquid World. Through the questions: in the current Liquid World, what makes the Mathematic's teacher to subjectivate his students to participate in the classes and learn? How the students subjectivate the Mathematic's teacher so that he remains motivated to teach his classes. Our goal was to describe the processes of subjectivation towards the Mathematic's teacher and his students on this device. From the readings of Foucault (1994, 1995, 2010), Deleuze (1990, 2005, 2011), Queiroz (2013, 2015, 2016), Tartáro (2016), Rolnik (1989), amongst others, we use the method of cartography - related to the human subjectivity – investigating and describing the practices of subjectivation towards the Mathematic's teacher and some students from a class of the 3rd year of a public high school at the dry region of Pernambuco. Meetings were held, mixing theory and practice, with the teacher and the students selected. For the selection of the eight students, we used a questionnaire. Subsequently, we observed ten classes of Mathematics. On the following step, the narrative maps were conduced, followed by dialogues and written records of the brands produced, from images that portray the Liquid Modernity, studied by Bauman (2001). From the cartography, it was possible to walk through the subjectivities of the participants, without worrying about arriving at a single path or single answer. What we sought was, to describe the movements rhythmically: assemblies, subjectivations, escape routes, deterritorialization, affectations, which crossed the protagonists of that device, in those moments experienced, and which also trespassed us. Therefore, we believe in the importance of this research, in order to provide us, as teachers-researchers-cartographers, thoughts and knowledges on the relations of various forces that compound the subjectivations and the becomings of the post-modern persons, and feedback will be given to the school so that, somehow, we can contribute to the quality of the mathematic's education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Marta Maria de Lima Sales.pdf2,81 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons