Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34305

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMENDONÇA, José Ricardo Costa de-
dc.contributor.authorMENDES, Diego Costa-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:54:11Z-
dc.date.available2019-10-08T17:54:11Z-
dc.date.issued2019-05-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34305-
dc.description.abstractEste estudo defende a tese de que o discurso subjacente de orientação sexual presente na graduação em Administração possui pressupostos normalizadores e heteronormativos, que restringem as categorias identitárias reconhecidas neste contexto específico e demandam dos estudantes performances consideradas legitimadas no curso. A partir deste pressuposto, procurei compreender quais as implicações do discurso heteronormalizador em cursos de graduação em Administração sobre as performances de estudantes gays e bissexuais. Para alicerçar a realização do estudo, busquei amparo sobre a teoria queer — em especial sobre os conceitos de performance, performatividade e heteronormatividade — a fim de entender as questões de dominação e de instabilidade sobre as diferenças de orientação sexual. A pesquisa teve abordagem predominantemente qualitativa, e foi realizada com 16 estudantes (9 gays e 7 bissexuais) de variados períodos do curso de Administração, numa Instituição de Ensino Superior Privada localizada na cidade do Recife, entre os meses de setembro a novembro de 2018. A coleta de dados foi realizada por intermédio de entrevistas semiestruturadas, com duração média de 40 a 50 minutos cada. Os textos transcritos foram analisados com o suporte da Análise Crítica do Discurso (ACD). Os textos dos discentes gays e bissexuais entrevistados levam à compreensão de que a performance no curso de Administração é condicionada à matriz de inteligibilidade heterossexual, a qual legitima socialmente a conformidade entre sexo, gênero e sexualidade, estabelecendo a heterossexualidade como pré-condição para ser reconhecido(a) no curso. A partir da performatividade as práticas discursivas e sociais são produzidas, e as performances são moldadas com base nos códigos de significação presentes na matriz heterossexual. Decorrente deste contexto apresentado, os corpos dos discentes circunscritos no curso tendem a ser regulados e naturalizados pela sexualidade, com base num conjunto de imposições estabelecidas a partir da compulsoriedade heteronormativa. A matriz heterossexual possibilita certo controle social na Administração a partir de elementos legitimados e universalizantes que projetam as performances esperadas pelo(a) administrador(a), e que buscam conformar os corpos discentes sobre identidades previamente arquitetadas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectPerformancept_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleSer ou não parecer no curso de Administração? Eis a questão! : a performance de alunos gays e bissexuais no contexto de um curso heteronormativopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2200677732623207pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5603289094229665pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis study defends the thesis that the underlying discourse of sexual orientation present in the undergraduate degree in Management has normalizing and heteronormative presuppositions, which restrict the recognized identity categories in this specific context and demand from the student's performances considered legitimate in the course. From this assumption, I sought to understand the implications of the heteronormalizing discourse in undergraduate courses in Management on the performances of gay and bisexual students. In order to support the study, I sought support for Queer theory — especially on the concepts of performance, performativity and heteronormativity — in order to understand domination and instability on the differences of sexual orientation. The research had a predominantly qualitative approach and was carried out with 16 students (9 gays and 7 bisexuals) of various periods of the Management course, in a Private Higher Education Institution located in the city of Recife, between September and November 2018. Data collection was done through semi-structured interviews, with an average duration of 40 to 50 minutes each. The transcribed texts were analyzed with the support of Critical Discourse Analysis. The texts of the gay and bisexual students interviewed lead to the understanding that the performance in the Management course is conditioned to the heterosexual intelligibility matrix, which socially legitimizes the conformity between sex, gender and sexuality, establishing heterosexuality as a precondition for being recognized in the course. The discursive and social practices from the performativity are produced, and the performances are shaped based on the codes of signification present in the heterosexual matrix. Due to this context, the bodies of the students circumscribed in the course tend to be regulated and naturalized by sexuality, based on a set of impositions established from heteronormative compulsion. The heterosexual matrix allows some social control in the Management from the legitimized and universalizing elements that project the performances expected by the manager, and that seek to conform the student bodies on identities previously architected.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Diego Costa Mendes.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons