Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34302

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Maria Gorete Lucena de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Celia Maria Ribeiro de-
dc.date.accessioned2019-10-08T17:48:42Z-
dc.date.available2019-10-08T17:48:42Z-
dc.date.issued2019-02-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34302-
dc.description.abstractVisando colaborar com a política pública em alimentação e nutrição, o presente estudo avaliou o efeito de uma tecnologia educacional (TE) jogo de cartas sobre alimentação saudável (AS) O Enigma da Pirâmide (EP). Foram realizadas algumas alterações na estratégia lúdica de ensino-aprendizagem, autorizada por sua autora Maria Regina Toniazzo, e posterior validação (conteúdo e aparência) utilizando 22 juízes; e 12 escolares na validação semântica (teste piloto). Utilizou-se o (I-CVI) para verificar a congruência de opinião dos juízes, item a item; e o (S-CVI) para determinar à média aritmética da proporção dos itens que receberem avaliação de “não discordância” pelos juízes. Foi considerado aprovado na validação o item que obteve I-CVI ≥ a 0,80 e S-CVI ≥ a 0,90, sendo este o coeficiente de validade. Para selecionar os itens a ser revisados/modificados utilizou-se o teste binominal, através do valor p da proporção (rejeitando-se a H0 se o p≤0,8) - itens validados ao nível de significância ≤0,05. Dos 23 itens, nove foram selecionados para revisão/modificação, sendo (cinco linguagem e quatro adequação). Realizadas as modificações, foram todas aprovadas, e por todos os alunos participantes, tornando essa ferramenta educativa, disponível para uso nessa população. Foi elaborado e validado um instrumento para avaliação de conhecimentos do “Público Alvo” antes e após a intervenção com a (TE), utilizando-se a mesma metodologia. O instrumento foi validado com S-CVI=0,93 e I-CVI ≥0,80 nos doze itens avaliados, sendo a proporção média de “não discordância” entre os Juízes 0,93. O instrumento com as modificações sugeridas foi submetido ao “Público Alvo”, sendo aprovado na íntegra por todos os alunos. Intervenção com O (EP) foi realizada com 204 crianças com nove e dez anos do 4ª e 5ª ano, de três escolas da rede municipal do Recife. A avaliação pré-intervenção aconteceu imediatamente antes da intervenção, e o efeito do EP foi verificado logo após sua aplicação, evitando influências externas com a dispersão dos alunos. Utilizou-se a fórmula para calcular o Ganho Médio de Conhecimento sobre Alimentação Saudável Alcançado (GMCA) com a intervenção. Antes da intervenção apenas 16 alunos (8%) obtiveram nota acima de sete, aumentando para 160 (78,4%) após a intervenção. A proporção de alunos que obtiveram nota abaixo de cinco, passa de 49 (24%) para um aluno (0,5%) após a intervenção. Esse estudante, todavia, obteve um aumento de 100% em relação a sua nota inicial. Apenas quatro alunos mantiveram a mesma nota inicial, todos os demais aumentaram seu desempenho após o emprego da TA. O (GMCA) foi, no total da amostra, de 38,47%. Os alunos do 5º ano obtiveram maior (GMCA), por instituição, alcançaram maior desempenho: as crianças da 4ª série da 3ª Escola (45,00%) e as crianças da 5ª série da 2ª Escola (42,61%). Os resultados demonstraram a eficácia do jogo de cartas O (EP) e, a utilidade do instrumento para à avaliação de conhecimentos das crianças antes e após a intervenção. Estando, ambos disponíveis para serem utilizados durante as atividades de educação em saúde para promoção da alimentação saudável junto a crianças com idade entre nove e dez anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEducação pré-escolarpt_BR
dc.subjectHábitos alimentarespt_BR
dc.titleEfeito de uma tecnologia educacional no conhecimento dos escolares sobre alimentação saudável: estudo de intervençãopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coVASCONCELOS, Eliane Maria Ribeiro de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3382139603435826pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1110920007311363pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Enfermagempt_BR
dc.description.abstractxAiming to collaborate with public policy on food and nutrition, the present study evaluated the effect of an educational technology (TE) card game about healthy eating (AS) The Enigma of the Pyramid (EP). Some changes were made in the teaching-learning ludic strategy, authorized by its author Maria Regina Toniazzo, and later validation (content and appearance) using 22 judges; and 12 students in the semantic validation (pilot test). The (I-CVI) was used to verify the congruence of opinion of the judges, item by item; and (S-CVI) to determine the arithmetic mean of the proportion of items that receive judgments of "non-disagreement" by the judges. It was considered approved in the validation the item that obtained I-CVI ≥ 0.80 and S-CVI ≥ 0.90, being this the coefficient of validity. To select the items to berevised / modified, the binomial test was used, by means of the p-value of the proportion (rejecting H0 if p≤0,8) - items validated at the level of significance ≤0.05. Of the 23 items, nine were selected for review / modification, being (five language and four adequacy). Once the modifications were made, they were all approved, and by all participating students, making this educational tool available for use in this population. An instrument for the evaluation of knowledge of the "Target Audience" was prepared and validated before and after the intervention with the (TE), using the same methodology. The instrument was validated with S-CVI = 0.93 and I-CVI ≥0.80 in the twelve items evaluated, with the mean proportion of "non-discordance" among Judges 0.93. The instrument with the suggested modifications was submitted to the "Target Audience", being approved in its entirety by all the students. Intervention with O (EP) was performed with 204 children with nine and ten years of the 4th and 5th years, from three schools of the municipal network of Recife. The pre-intervention evaluation occurred immediately before the intervention, and the effect of the PE was verified soon after its application, avoiding external influences with the dispersion of the students. The formula was used to calculate the Average Gain of Knowledge on Healthy Eating Achieved (GMCA) with the intervention. Before the intervention, only 16 students (8%) scored above seven, increasing to 160 (78.4%) after the intervention. The proportion of students who scored below five ranges from 49 (24%) to one student (0.5%) after the intervention. This student, however, got a 100% increase over his initial grade. Only four students maintained the same initial mark, all the others increased their performance after the use of TA. O (GMCA) was, in the total sample, 38.47%. Fifth-grade students (GMCA), by institution, achieved a higher performance: children in the 4th grade of the 3rd School (45.00%) and the children in the 5th grade of the 2nd School (42.61%). The results demonstrated the effectiveness of the O card game (EP) and the usefulness of the instrument for the evaluation of children's knowledge before and after the intervention. Both are available for use during health education activities to promote healthy eating among children aged nine to ten.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Celia Maria Ribeiro de Vasconcelos-mesclado.pdf16,45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons