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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34272

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Ana Lúcia Félix dos-
dc.contributor.authorSILVA, Joyce Danielly Pedrosa da-
dc.date.accessioned2019-10-07T23:02:59Z-
dc.date.available2019-10-07T23:02:59Z-
dc.date.issued2019-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34272-
dc.description.abstractEste trabalho aborda a Política de Educação Infantil da Cidade do Recife, tomando como unidade de análise o Plano Municipal de Educação (PME, 2015-2025). Apresenta como objetivo a análise da concepção de infância presente no PME – Recife, buscando identificar como ela se materializa em suas metas e estratégias. O documento é constituído pela essência educacional do município, dispondo na Meta 01 a identidade da Educação Infantil, reforçada por 21 estratégias. Neste cenário, esta dissertação buscou compreender o trajeto de construção do documento, considerando o contexto histórico e político do município do Recife, a relação com a Educação Infantil e os esforços para materialização do atendimento na rede municipal. Para isso, o trabalho adota o método qualitativo, utilizando para a coleta de dados instrumentos como a revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas com cinco sujeitos, professores que representam o cenário da Educação Infantil municipal. A Constituição Federal em 1988 foi o marco legal brasileiro para tornar a Educação Infantil na perspectiva do direito e o reconhecimento da Infância. As lutas e tensões conservam-se nos debates, que vão desde as adequações nas legislações educacionais aos recursos financeiros disponíveis. Os resultados revelaram que, no processo de formulação do PME – Recife, buscou-se fortalecer a Educação Infantil como direito, a partir de diversas ações que devem ser objeto de vigilância popular. Especificamente as propostas previstas na Meta 01 revelam um reconhecimento dos diversos avanços na Educação Infantil municipal, como a universalização das matrículas, a preocupação com equipamentos, a melhoria da estrutura física das creches e pré-escola, a contratação de professores via concurso público, como também a indicação de formação continuada específica aos profissionais que atuam na Educação Infantil; por outro lado, observa-se limites que reverberam no chão das escolas e creches, principalmente no que diz respeito à universalização do atendimento a essa etapa da educação básica, onde a demanda de vagas na pré-escola e nas creches ainda é menor que a oferta de vagas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação e Estadopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacional – Recifept_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePolíticas públicas e a educação infantil no município do Recife: analisando as metas do atual plano municipal de educaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5124152679608750pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4439575996103777pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis work approaches the Children's Education Policy for the city of Recife, using, as a field of research, the Municipal Education Plan (PME, 2015-2025). It presents as an objective the analysis of the conception of childhood that is present in the PME - Recife and seeks to identify how this conception materializes in its goals and strategies. The document is constituted by the educational essence of the county, laying out at its 01 goal the identity of Early Childhood Education, reinforced by 21 strategies. In this scenario, this dissertation sought to understand the path of construction of the document, considering the historical and political context of the city of Recife, the relationship with Early Childhood Education and the efforts to materialize the service in the municipal network. For this, the work adopts the qualitative method, using, to collect data, instruments such as bibliographical review, documentary analysis and interviews with five subjects, teachers that represent the scenario of Municipal Infantile Education. The Federal Constitution in 1988 was the Brazilian legal framework to recognize childhood and early childhood education in the perspective of law. Fights and tensions remain in the debates, ranging from adaptations in educational legislation to available financial resources. The results revealed that, in the process of formulating the PME - Recife, it was sought to strengthen Early Childhood Education as a right based on several actions that should be subject to popular surveillance. Specifically, the proposals foreseen in Goal 01 reveal a recognition of the various advances in municipal infant education, such as the universalization of enrollments, the concern with equipment, the improvement of the physical structure of kindergartens and preschool, the hiring of teachers through a public also the indication of specific continuing education for professionals who work in Early Childhood Education; On the other hand, there are limits that reverberate on the floors of schools and kindergartens, especially regarding the universalization of attendance at this stage of basic education, where the demand for pre-school and day-care places is still lower than offer of vacancies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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