Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34251

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Augusto César Lima-
dc.contributor.authorSILVA, Djaneide Marinalva da-
dc.date.accessioned2019-10-07T18:24:18Z-
dc.date.available2019-10-07T18:24:18Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34251-
dc.description.abstractNa Filosofia o conhecimento é tido como um processo pelo qual o sujeito apreende um objeto, e essa relação é uma das metas da investigação cientifica. Desta forma, percebe-se que a filosofia busca uma solução para diferenciar a “opinião” do “conhecer verdadeiro”, entre o que é percebido pelo sentido e o que compreendemos pelo pensamento, ou seja, o conhecimento humano é derivado do pensamento ou da realidade? Esta pesquisa teve como objetivo analisar os aspectos ontológicos dos modelos conceituais, os aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e a sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químico, a partir da percepção do professor de Química do Ensino Médio diante da utilização de kits moleculares. Sob essa perspectiva foram investigados professores de Química que atuam em salas de aula do Ensino Médio em escolas lotadas na Gerência Regional de Educação Metropolitana Sul. Os dados foram analisados em relação aos aspectos ontológicos dos modelos conceituais em química, da tipologia do modelo conceitual e do perfil conceitual do átomo, da tipologia dos modelos conceituais da ligação química e da essência do conhecimento. Ao total foram analisadas as respostas de quinze professores, nos quais foram identificados que grande parte dos professores conceituam e representam o átomo e a ligação a partir de um modelo teórico, deixando evidências de que os aspectos teóricos e representacional do conhecimento químico caminham juntos, mas o aspecto teórico se sobressaí devido aos conceitos científicos impregnados. Nesta perspectiva torna-se evidente que para os envolvidos na pesquisa a essência do conhecimento segue os parâmetros metafísicos do idealismo objetivo ou lógico, pois embora eles não consigam definir o átomo em sua essência eles buscam representar e ilustrar a partir de concepções teóricas. A partir da realização desta pesquisa busca-se contribuir para a divulgação dos aspectos epistemológicos da essência do conhecimento no sentido de compreender a relação sujeito-objeto.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeoria do conhecimentopt_BR
dc.subjectRepresentação (Filosofia) – São Lourenço da Mata (PE)pt_BR
dc.subjectModelos e construção de modelos – São Lourenço da Mata (PE)pt_BR
dc.subjectÁtomospt_BR
dc.subjectLigações químicaspt_BR
dc.subjectQuímica (Ensino médio)pt_BR
dc.titleOs aspectos epistemológicos da essência do conhecimento e sua relação com os aspectos representacionais do conhecimento químicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9099043889855436pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5231814679023337pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxIn Philosophy knowledge is seen as a process by which the subject grasps an object, and this relation is one of the goals of scientific investigation. In this way, it is perceived that philosophy seeks a solution to differentiate "opinion" from "true knowing", between what is perceived by meaning and what we understand by though, that is, human knowledge is derived from thought or from reality? This research had the objective of analyzing the ontological aspects of conceptual models, the epistemological aspects of the essence of knowledge and its relation with the representational aspects of chemical knowledge, based on the perception of the Professor of Chemistry of High School before the use of molecular kits. From this perspective, we investigated teachers of chemistry who work in high school classrooms in schools filled with the Regional Management of Metropolitan South Education. The data were analyzed in relation to the ontological aspects of the conceptual models in chemistry, the typology of the conceptual model and the the conceptual profile of the atom, the typology of conceptual models of chemical bonding, and the essence of knowledge. To the total, the responses of fifteen teachers were analyzed, in which it was identified that most teachers conceptualize and represent the atom and the link from a theoretical model, leaving evidence that the theoretical and representational aspects of chemical knowledge go together, but the theoretical aspect stands out due to impregnated scientific concepts. In this perspective it becomes evident that for those involved in the research the essence of knowledge follows the metaphysical parameters of objective or logical idealism, because although they can not define the atom in its essence they seek to represent and illustrate from theoretical conceptions. From the realization of this research it is sought to contribute to the dissemination of epistemological aspects of the essence of knowledge in the sense of understanding the subject-object relationshippt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Djaneide Marivalda da Silva.pdf1,21 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons