Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34247
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Ana Karina Moutinho | - |
dc.contributor.author | BATISTA, Gessivânia de Moura | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-07T17:45:53Z | - |
dc.date.available | 2019-10-07T17:45:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34247 | - |
dc.description | LIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, Karina | pt_BR |
dc.description.abstract | A Síndrome Congênita do Vírus Zika (SCVZ) descoberta pela primeira vez no Brasil em 2015, acometeu 3.194 crianças entre os anos de 2015 e 2018 (BRASIL, 2018a), ocasionando nestas, um padrão de múltiplas deficiências, incluindo deficiência auditiva, visual, motora e cognitiva (BRASIL, 2017). Passados três anos desde o início da epidemia torna-se premente a discussão acerca da inclusão escolar dessas crianças. Conjecturamos que o caráter inédito da Síndrome e seu amplo espectro tornará a inclusão desse público um desafio para profissionais da educação em todo país. O objetivo da presente dissertação foi investigar o que e como imagina uma professora da Educação Infantil de uma escola pública do estado de Pernambuco, a respeito da docência a crianças com a SCVZ. Utilizamos como instrumento para construção de dados entrevistas semiestruturadas, e uma sonda cultural chamada por nós de Caixa de Surpresas, onde a participante pôde construir a partir do uso de objetos diversos tais como: papéis, colas, tecidos, etc, o que ela imagina acerca da docência a crianças com a Síndrome. O delineamento teórico e metodológico do estudo seguiu os pressupostos da Psicologia Cultural Semiótica, mediante a consideração da unicidade do sujeito e de seus processos psicólogos que se desdobraram ao longo do tempo irreversível. Os dados foram analisados mediante a utilização dos conceitos de Gegenstand, resistências e vetores de ação (VALSINER, 2014a; TATEO, 2017) que tomados enquanto categorias analíticas nos permitiram apresentar a dinâmica imaginativa da participante, em relação à docência de crianças com a SCVZ. Os resultados obtidos a partir desse estudo de caso apontaram que: de acordo com o que a profissional imagina, os fatores que mais dificultam na docência a crianças com a referida síndrome, são os problemas na estrutura física da escola; ausência de formações continuadas sobre a SCVZ; escassez de recursos didáticos e; falta de suporte por parte da gestão escolar e municipal. Porém gradativamente a docente buscou informações sobre a SCVZ, e observamos então uma transformação na sua dinâmica imaginativa, indo em direção a acreditar como possível a obtenção de êxito na docência a esse público. A partir das reflexões feitas nesse estudo idiográfico admitimos que os processos imaginativos propiciam adaptação e gerenciamento de situações incertas e desafiadoras, tal como a inclusão escolar de crianças com múltiplas deficiências em decorrência da SCVZ. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia cognitiva | pt_BR |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Semiótica | pt_BR |
dc.subject | Infecção pelo Zika vírus | pt_BR |
dc.title | Processos imaginativos de educadora quanto à docência a crianças com a Síndrome Congênita do Vírus Zika | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | MACIEL, Silvia Fernanda de Medeiros | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4189321849708761 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2482981291235750 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia Cognitiva | pt_BR |
dc.description.abstractx | The Zika Virus Congenital Syndrome (SCVZ) first discovered in Brazil in 2015, affected 3.194 children between the years 2015 and 2018 (BRAZIL, 2018a), resulting in a pattern of multiple deficiencies including hearing, visual, motor and cognitive (BRASIL, 2017). Three years after the outbreak of the epidemic, the discussion about the school inclusion of these children becomes urgent. We conjecture that the unprecedented nature of the Syndrome and its broad spectrum will make the inclusion of this public a challenge for education professionals in every country. The objective of this dissertation was to investigate what and how a teacher of the Early Childhood Education of a public school in the state of Pernambuco, with respect to teaching children with the SCVZ. We used as a data construction tool semi-structured interviews, and a cultural probe called by us from Box of Surprises, where the participant was able to construct from the use of diverse objects such as: papers, glues, fabrics, etc., what she imagines about teaching to children with Syndrome. The theoretical and methodological delineation of the study followed the presuppositions of Semiotic Cultural Psychology, by considering the unicity of the subject and its psychologist processes that unfolded throughout the irreversible time. The data were analyzed using the concepts of Gegenstand, resistances and vectors of action (VALSINER, 2014a; TATEO, 2017) that, taken as analytical categories, allowed us to present the participant's imaginative dynamics in relation to the teaching of children with SCVZ. The results obtained from this case study pointed out that: according to what the practitioner imagines, the most difficult factors in teaching to children with this syndrome are the problems in the physical structure of the school; absence of continued training on SCVZ; shortage of didactic resources and; lack of support from school and municipal management. Gradually, however, the teacher sought information about SCVZ, and we then observed a transformation in her imaginative dynamics, going towards believing as possible the success of teaching this audience. From the reflections made in this idiographic study we admit that the imaginative processes propitiate adaptation and management of uncertain and challenging situations, such as the school inclusion of children with multiple disabilities due to SCVZ. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Gessivânia de Moura Batista.pdf | 4,57 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons