Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34216

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBRAYNER, Flávio Henrique Albert-
dc.contributor.authorGUERRA, Edvan Tito Carneiro-
dc.date.accessioned2019-10-04T20:38:17Z-
dc.date.available2019-10-04T20:38:17Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34216-
dc.description.abstractA presente pesquisa desloca-se da perspectiva tradicional do ensino de Filosofia em direção a atividades mais criativas e participativas na sala de aula. Sugerimos nesse estudo, a reflexão do conceito de ação arendtiano como consciência motivadora para as aulas de Filosofia, investindo em práticas teatrais que aproximem os estudantes do conteúdo filosófico-disciplinar. Nossas intervenções práticas – experimentos de campo - aconteceram no segundo bimestre de 2018, na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias, Gravatá, PE, Brasil. A presente dissertação tentará responder ao seguinte problema: É possível refletir convergências entre o conceito de ação e teatralidades em favor do ensino de Filosofia no ensino médio? Nosso intuito para esse trabalho foi se intensificando através dos objetivos que nos guiaram durante toda pesquisa. Essa dissertação tem como objetivo geral: Contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Filosofia na educação básica, através de práticas que relacionem o ensino de Filosofia, atividades artístico-teatrais e o conceito de ação arendtiano. São nossos objetivos específicos: I. Provocar posturas crítico-reflexivas a partir de um contexto histórico; II. Promover o filosofar em sala de aula através de conceitos; III. Melhorar a compreensão dos alunos sobre os conteúdos filosóficos; IV. Estimular práticas mais dinâmicas para o ensino de Filosofia; V. Socializar por meio de atividades artístico-teatrais. Neste sentido, defenderemos articulações entre Educação, Teatro e Filosofia em prol de resultados satisfatórios na educação básica. Instrumentalizaremos nossa prática nos apoiando em orientações teórico-pedagógicas relativas às especificidades do ensino de Filosofia, mencionadas nas referências dessa dissertação; considerando o conceito de ação, tal como as participações idiossincráticas dos alunos durante nossas atividades em sala de aula.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFilosofia (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectArendt, Hannah, 1906-1975pt_BR
dc.titleO ensino de Filosofia e o Teatro : convergências a partir do conceito de ação em Hannah Arendtpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7209729056346990pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0395265190671613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Filosofia (PROF-FILO)pt_BR
dc.description.abstractxThe present research moves from the traditional perspective of the teaching of Philosophy toward more creative and participative activities in the classroom. We suggest in this study the reflection of the Arendtian concept of action as a motivating conscience for Philosophy classes, investing in theatrical practices that bring students closer to the philosophical-disciplinary content. Our practical interventions - field experiments - happened in the second half of 2018, at the High School Reference School Professor Antônio Farias, Gravatá, PE, Brazil. The present dissertation will try to answer the following problem: Is it possible to reflect convergences between the concept of action and theatricalities in favor of the teaching of Philosophy in high school? Our intention for this work was to intensify through the objectives that guided us during all research. This dissertation aims to: Contribute to the teaching-learning process in Philosophy classes in basic education, through practices that relate the teaching of Philosophy, artistic-theatrical activities and the concept of Arendtian action. Our specific objectives are: I. To provoke critical-reflexive positions from a historical context; II. Promote philosophizing in the classroom through concepts; III. Improve students' understanding of philosophical content; IV. To stimulate more dynamic practices for the teaching of Philosophy; V. To socialize through artistic and theatrical activities. In this sense, we will defend articulations between Education, Theater and Philosophy in favor of satisfactory results in the basic education. We will instrumentalize our practice supporting us in theoretical and pedagogical orientations regarding the specificities of Philosophy teaching mentioned in the references of this dissertation; considering the concept of action, as well as the students' idiosyncratic participation during our classroom activities.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Edvan Tito Carneiro Guerra.pdf2,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons