Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34161

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSAMPAIO, Gustavo Ramos-
dc.contributor.authorMELO, Leonardo de Andrade-
dc.date.accessioned2019-10-03T19:19:47Z-
dc.date.available2019-10-03T19:19:47Z-
dc.date.issued2019-02-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34161-
dc.description.abstractEsse trabalho busca analisar como a lei que estabelece a obrigatoriedade da iluminação diurna dos veículos influencia no número de acidentes em rodovias federais brasileiras. A identificação causal se aproveita do fato de que os municípios são afetados pela lei durante o dia, mas não durante a noite. Isso permite utilizar os municípios no período noturno como contrafatual dos mesmos municípios no período diurno, quando a lei tem aplicabilidade. O método de diferenças-em-diferenças é aplicado utilizando dados de acidentes em rodovias federais rurais de mão-dupla antes e após a implementação da política. Verificou-se que o número de acidentes e o número de pessoas feridas em acidentes nessas rodovias teve diminuição e que esse resultado é direcionado principalmente pelas regiões Nordeste e Sul do país. As regiões Centro-Oeste e Sul são responsáveis por uma redução do número de mortes nessas mesmas estradas. Observou-se ainda que o resultado não surge imediatamente após a lei entrar em vigor, pois a mesma requer um período de aprendizado e criação de hábito, com seu cumprimento sendo incentivado pela imposição do mecanismo de infrações de trânsito. Finalmente, após o período de redução, constata-se um retorno ao patamar habitual de acidentes, caracterizando um efeito de médio prazo temporário.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIluminação diurnapt_BR
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.titleLet there be more light: obrigatoriedade da iluminação diurna dos veículos e acidentespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0344162053508597pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6812437795723446pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to analyze how the law that establishes the mandatory use of daytime lighting from vehicles disturbs the number of accidents on Brazilian federal highways. Causal identification takes advantage from the fact that the law affects counties during daytime but not overnight. This makes it possible to use the counties in the nocturnal period as contrafactual of the same counties in the daytime period when the law is applicable. The differences-in-differences approach is applied using accident data on undivided federal rural highways before and after the policy implementation. The research points out that both the number of accidents and the number of injured people face a decrease and these results are driven by the Northeast and South regions. The Midwest and South regions are responsible for a reduction in the number of deaths on these roads. All these changes do not come immediately after the law takes place, since it requires a learning period and change of habits, with its compliance being encouraged by the imposition of traffic penalties. Lastly, after the period where a reduction can be seen, results indicate that there is a shift back to the usual level of accidents, characterizing a temporary medium-term effect from this regulation.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Leonardo de Andrade Melo.pdf1,17 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons