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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34051

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorARAUJO, Cristina Pereira de-
dc.contributor.authorSILVA, Leon Delácio de Oliveira e-
dc.date.accessioned2019-10-01T19:24:02Z-
dc.date.available2019-10-01T19:24:02Z-
dc.date.issued2018-08-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34051-
dc.description.abstractEsta pesquisa propõe-se a analisar os aspectos constitucionais e legais dos empreendimentos da Alphaville Urbanismo S.A. O objetivo geral é compreender o modo de operação próprio dessa empresa à luz das normas e princípios do Direito, buscando verificar sua (i)legalidade. O interesse da pesquisa decorreu da constatação de possíveis retrocessos socioambientais na aprovação e execução dos empreendimentos da Alphaville, quando comparados com os loteamentos tradicionais (abertos), regidos pela Lei Federal nº 6.766/79, que são obrigados a doar áreas ao Poder Público, para uso da população em geral. O problema da pesquisa pode ser sintetizado com o seguinte questionamento: a aprovação da Alphaville, com o consequente fechamento das áreas públicas, sem quaisquer medidas compensatórias, estaria violando as normas e princípios jurídicos protetivos da cidade? Para responder a essa pergunta, a presente pesquisa partiu da hipótese de que os empreendimentos da Alphaville, ao serem aprovados como loteamentos tradicionais e, posteriormente, realizarem o fechamento das áreas públicas (áreas verdes, de equipamentos comunitários e as vias de circulação), estariam desvirtuando a natureza jurídica do instituto do loteamento, contando, inclusive, com a chancela do Poder Público. Para tanto, foi imprescindível fazer o cotejo do objeto de pesquisa com as normas e princípios do Direito, inclusive com os novos institutos criados pela Lei Federal n° 13.465/17. Para esta análise foi realizado um levantamento bibliográfico da doutrina e legislação brasileiras. Ao final, a pesquisa comprovou que esse modelo partiu cronologicamente de uma ilegalidade para uma aparente legalidade, necessitando, ainda, de interpretações jurídicas e alterações legislativas (federal ou municipal), para se adequar ao planejamento urbano democrático das cidades. Em virtude dessa constatação, a presente pesquisa buscou, ainda, dar contribuições no sentido de sugerir questões relevantes que poderão ser estabelecidas como condicionantes e compensações, quando da edição das leis municipais, que versem sobre o tema. As contribuições elaboradas abrem espaço para novas reflexões e inquietações, lançando perspectivas futuras para o aprofundamento do tema em questão, com a finalidade de minimizar os efeitos negativos desses empreendimentos (realidade consolidada) sobre a cidade.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAlphavillept_BR
dc.subjectProdução do espaçopt_BR
dc.subjectSegregaçãopt_BR
dc.subjectLoteamentos fechadospt_BR
dc.subjectDireitopt_BR
dc.titleDa ilegalidade à aparente legalidade na produção do espaço urbano: o caso dos empreendimentos da Alphaville Urbanismopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6599944561183448pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8068366194146208pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento Urbanopt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes to analyze the constitutional and legal aspects of the developments of the Alphaville Urbanismo S.A. The general objective is to understand the operation mode of this company in the light of the norms and principles of Law, seeking to verify their (i)legality. The interest of the research was based on the finding of possible social and environmental setbacks in the approval and execution of Alphaville's projects, when compared to Allotments traditional (open) subdivisions, governed by Federal Law 6.766/79, which are obliged to donate areas to the use of the general population. The research problem can be summed up with the following question: Would Alphaville's approval, with the consequent closure of public areas, without any compensatory measures, be violating the city's protective legal norms and principles? In order to answer this question, the present research started from the hypothesis that the Alphaville projects, when they were approved as traditional allotments and later closed the public areas (green areas, communitarian equipment and the circulation ways), would be distorting the legal nature of the institute do Allotments, counting, even, with the acceptance of the Public Power. To do so, it was essential to compare the research object with the norms and principles of Law, including with the new institutes created by Federal Law No. 13.465 / 17. For this analysis a bibliographic survey of Brazilian’s doctrine and legislation was carried out. In the end, the research proves that this model has chronologically departed from an illegality to an apparent legality, necessitating, also, legal interpretations and legislative changes (federal or municipal), to fit the democratic urban planning of cities. In light of this finding, the present research also sought to provide contributions to suggest relevant issues that could be established as constraints and compensations, when editing municipal laws, which deal with the issue. The contributions made open the way for new reflections and concerns, launching future perspectives to deepen the theme in question, with the purpose of minimizing the negative effects of these ventures (consolidated reality) on the city.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento Urbano

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