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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33987
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | SAMPAIO, Aldrin Pietro de Azevedo | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-30T22:05:39Z | - |
dc.date.available | 2019-09-30T22:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-28 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33987 | - |
dc.description.abstract | Tanto a literatura quanto os órgãos governamentais consideram a aviação um importante indutor para o desenvolvimento regional e integração nacional. Por possuir essa função, o setor sempre é motivo de preocupação por parte dos governos, os quais buscam formas de fomentar a atividade aérea. Atualmente encontra-se em processo de implantação o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional - PDAR, um programa com previsão de investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária e em subsídios operacionais para as companhias aéreas, com o intuito de reaquecer o setor e aumentar a quantidade de localidades atendidas pela aviação regional. Apresenta-se então, nesta dissertação, um modelo para estimar potencial de demanda de passageiros, através de regressão linear múltipla, de forma a cobrir quase a totalidade dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Após aplicação do modelo, sugerem-se localidades com o intuito de otimizar os recursos do PDAR, e conclui-se que é alta a possibilidade de existência de regiões que possuam potencial de demanda superior a regiões que atualmente já são atendidas pelas companhias aéreas. Assim, presume-se que direcionando estrategicamente investimentos em localidades específicas, as empresas operarão sem subsídios, os quais poderão ser direcionados para linhas aéreas que sejam utilizadas para integrar o país, levando desenvolvimento a localidades isoladas, e podendo assim contribuir eficientemente para que se reduza a desigualdade social brasileira. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Aviação regional | pt_BR |
dc.subject | Potencial de demanda | pt_BR |
dc.subject | Área de captação de aeroportos | pt_BR |
dc.subject | Transporte aéreo | pt_BR |
dc.subject | PDAR | pt_BR |
dc.title | Estimativa de demanda por transporte aéreo para apoio ao Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional no nordeste do Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1506495089787502 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Both Literature and Government Agencies see aviation as an important driver for regional development and national integration. By having such a function, this sector is always considered as a matter of concern by the governments, which in turn pursue ways of fomenting the aero activity. Currently there is a Regional Aviation Development Program (PDAR) in process of being implemented. Such program foresees public investments in airport infrastructure and operational subsidies for Airlines in order reheat the sector and increase the number of locations served by regional aviation. This paper presents a model for estimating passenger demand potential through multiple linear regression, in order to cover the great majority of the federative units (states) of Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará and Piauí. After applying the model, localities are suggested in order to optimize the resources of the PDAR, and it is concluded that it is very likely that there are regions that have higher demand potential than some regions that are already served by the airlines. Thus, it is assumed that by strategically directing investments to specific localities, companies will operate without subsidies, which in turn can be directed to airlines that are used to integrate the country, leading development to isolated localities, and thus efficiently contributing to reduce the Brazilian social inequality. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil |
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