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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33982

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGAMA, Kiev Santos da-
dc.contributor.authorDUTRA, Cláudia Letícia Ferraz-
dc.date.accessioned2019-09-30T21:50:57Z-
dc.date.available2019-09-30T21:50:57Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33982-
dc.description.abstractGame jams são encontros de entusiastas de jogos com um objetivo óbvio em comum: criar jogos. Mas mais do que isso, estes encontros servem como um ambiente de networking importante para a construção de relações sociais e profissionais entre os indivíduos da área, além de gerar um ecossistema de apoio e suporte favorável ao mercado de desenvolvimento de jogos, beneficiando a todos os envolvidos: aspirantes, profissionais e o mercado como um todo. Por estes motivos, a participação em game jams tornou-se um relevante fator para a inserção e consolidação dos profissionais de jogos na área. No entanto, é perceptível que mulheres ainda são uma porcentagem muito pequena nestes eventos. Este trabalho visa entender os aspectos que inibem a participação feminina em maratonas de desenvolvimento de jogos, a fim de esclarecer quais são os fatores, comportamentos e ambientes que propiciam a motivação e o desencorajamento feminino para a participação em game jams. Para isto, foi realizado um estudo de caso em uma game jam organizada exclusivamente para esta pesquisa, utilizando o método misto - quantitativo e qualitativo - para analisar diferentes perspectivas em relação a questões de gênero em game jams. O estudo de caso foi realizado na cidade de Recife, Pernambuco, em agosto de 2018. Resultados interessantes foram descobertos, como o fato de os fatores motivacionais para a participação em game jams serem muito similares entre homens e mulheres; a confiança no próprio trabalho é mais baixa em mulheres do que em homens; e o significativo aumento nas inscrições femininas em game jams quando a comunicação do evento é especialmente direcionada a elas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da computaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.titleParticipação feminina em game jams: um estudo de caso sobre questões de gênero em maratonas de desenvolvimento de jogospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3199793747028751pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6185519785664724pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxGame jams are games enthusiasts’ encounters for one obvious goal in common: creating games. But more than that, these meetings work as an important networking environment for building social and professional relationships among individuals in the area, in addition to generating an ecosystem of support favorable to the game development market, benefiting all those involved: aspirants, professionals and the market as a whole. For these reasons, participating in game jams has become a relevant factor for the insertion and consolidation of game professionals in the area. However, it is noticeable that women still represent a very small percentage in these events. This work aims to understand the aspects that inhibit female participation in game development marathons, in order to clarify what are the aspects, behaviors and environments that either promote or discourage female motivation to participate in game jams. For this purpose, we conducted a case study where we used a mixed method approach to analyze the influence of gender in different perspectives of a game jam. The case study was held in the city of Recife, Pernambuco, in August 2018. We found interesting results, such as the motivational aspects for both genders were very similar; the self-confidence of female participants were lower than male participants; and the significant increase of female registrations after an advertisement campaign targeting women.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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