Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33918

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANDRADE, Francisco Jatobá de-
dc.contributor.authorBRITO, Lilian da Silva-
dc.date.accessioned2019-09-27T21:02:26Z-
dc.date.available2019-09-27T21:02:26Z-
dc.date.issued2018-12-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33918-
dc.description.abstractEste estudo busca analisar a política de assistência estudantil na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), campus Sede, a partir da percepção dos discentes beneficiários sobre as ações e estratégias desenvolvidas pela instituição, para a devida permanência no curso de graduação. Para compreender a assistência estudantil, a princípio, contextualizou-se o processo histórico pelo qual o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) veio a ser instituído. Dessa forma, constatou-se, por meio desta pesquisa, que o PNAES é reflexo de um processo de lutas dos movimentos sociais e estudantis, tornando-se um direito aos discentes socialmente vulneráveis. Portanto, a fim de verificar se a Assistência Estudantil na UFRPE cumpre os requisitos propostos, especificamente, de manter o estudante matriculado em cursos de graduação, viabilizando a igualdade de oportunidades, utilizou-se, como processo metodológico, a pesquisa bibliográfica, adotando a abordagem quanti-qualitativa. Na primeira etapa, buscou-se conhecer o perfil dos estudantes demandantes das políticas de assistência estudantil na Universidade, vinculados ao Programa de Apoio ao Discente, por meio dos dados estatísticos entre o período de 2014 a 2016. O banco de dados foi disponibilizado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil, transferidos e processados com o auxílio do software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Em sequência, realizou-se pesquisa de campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, com uma amostra intencional de discentes assistidos, utilizando a técnica de Análise de Conteúdo, da autora Laurence Bardin, para o tratamento dos dados. Assim, os resultados das análises dos dados permitiram compreender como a política de Assistência Estudantil tem influenciado na permanência (ou não) desses discentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicaspt_BR
dc.subjectPrograma de Assistência Estudantilpt_BR
dc.titlePrograma de Assistência Estudantil na UFRPE: percepção dos discentes beneficiáriospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3853663585783376pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2604274612352251pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study seeks to analyze the student assistance policy at Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), Headquarters campus, based on the beneficiary students perception about actions and strategies developed by the institution, for due permanence in undergraduate course. In order to understand student assistance, at first, was contextualized the historical process through which the National Student Assistance Program (NSAP) came to be instituted. Thus, it was verified through this research, that NSAP is a reflection of struggles process from social and student movements, becoming a right to socially vulnerable students. Therefore, in order to verify if student assistance at UFRPE fulfills the proposed requirements, specifically to keep the student enrolled in undergraduate courses, enabling equal opportunities, bibliographic, research was used as methodological process, adopting quali-quantitative approach. In the first stage, was searched to know students profile who need student assistance policies at University, linked to Student Support Program, through statistical data between the period in 2014 until 2016. The database was available by Student Management Pro-Rectorate, transferred and processed with the aid of SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) software. Subsequently, field research was conducted through semi-structured interviews, with an intentional assisted students sample, using Laurence Bardin's Content Analysis technique, for data treatment. Thus, data analysis results allowed us to understand how the Student Assistance policy has influenced the permanence (or not) of these students.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÂO Lilian da Silva Brito.pdf5,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons