Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza | - |
dc.contributor.author | CAVALCANTI, Rodrigo César Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-27T17:08:54Z | - |
dc.date.available | 2019-09-27T17:08:54Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-22 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33876 | - |
dc.description.abstract | A indústria da música conquista cada vez mais espaço na sociedade contemporânea, seja por suas fatias milionárias de mercado, seja pelo envolvimento das pessoas com seus produtos midiáticos. Como parte desse processo, tipos especiais de consumidores se destacam por sua conexão com essa produção. É o que se observa na música indie, que passou de um mero nicho para se tornar mundialmente conhecida, com fãs entusiastas de um universo lúdico que se tornou parte do cotidiano, seja no mundo concreto ou virtual. Esta tese se debruça sobre o envolvimento do fã em sua condição produtiva, política, geradora de textos que orientam o posicionamento dos sujeitos. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi identificar como se dá a constituição dos fãs como tais em uma comunidade virtual. Para atingir esse fim, foi utilizado o método netnográfico de Robert Kozinets aliada à lente teórica de Michel Foucault, mais especificamente o seu terceiro ciclo, focado na ética. Como resultado, foram identificadas quatro dimensões relacionais que expõem a dinâmica de subjetivação dos fãs na comunidade virtual, quais sejam: Afirmação de fã sobre si e os outros, Ruptura Fanísitca, Discussão da verdade sobre mainstream e Discussão da verdade sobre o indie. Dizem respeito a práticas feitas pelos fãs, uns sobre os outros, inclusive sobre si mesmos, que se relacionam e dão forma a tais dimensões; elas apontam para uma subjetivação baseada em operações morais de cuidado de si e dos outros por meio de fluxos de verdade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Indie | pt_BR |
dc.subject | Netnografia | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.title | Negociando fanidade: um estudo sobre a constituição de subjetividades em uma comunidade virtual de fãs de música indie | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4512917994337624 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2313504052405431 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Music Industry has a consistent growth in our society. It has been noticed by its large splits in the market or by the passion of common people for its products. As part of this process, especial types of consumers emerged: the fans. Recently, Indie music has evolved from a simple niche to a worldwide movement with a lot of enthusiasts connected to a ludic universe which has become part of the daily life of these people, in the material or virtual world. This thesis focus on the productive and political fan involvement that generates cultural texts and subjects positioning. Aligned with that, the objective of this research was to identify the dynamics of fans subjects constitution in a virtual community. To achieve this goal we used Robert Kozinets’ netnographic method combined with Michel Foucault’s theory, more specifically his ethics cicle. As a result, four relational dimensions were identified: Fans positioning over themselves and others, Fanistic rupture, Truth discussion about the mainstream and Truth discussion about indie music. They are composed by relational fans practices over themselves and one another that shapes those dimensions; they point to a subject constitution based on moral operations, cares of the self and others and truth flows. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Administração |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rodrigo César Tavares Cavalcanti.pdf | 2,02 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons