Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCABRAL, Giordano Ribeiro Eulalio-
dc.contributor.authorBEZERRA, Daniel Ribeiro-
dc.date.accessioned2019-09-26T19:57:05Z-
dc.date.available2019-09-26T19:57:05Z-
dc.date.issued2019-01-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33799-
dc.description.abstractNesta pesquisa de mestrado, buscamos analisar o valor que o estudante do ensino médio atribui à aula de música, tendo como foco duas escolas da região metropolitana de Recife/PE. Investigamos a influência de diversos fatores no âmbito escolar, como a atuação do docente, conteúdos, repertório e carga horária das aulas, e infraestrutura dedicada à música. Também estudamos como a classe social dos alunos afeta suas relações com a aula de música na escola, levando em conta as teorias de Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron sobre o espaço social, o gosto e a escola moderna. Para a coleta dos dados, realizamos uma entrevista de grupo focal com alguns alunos do ensino médio em cada escola, além de distribuir questionários fechados a esses mesmos estudantes. Ao analisar conjuntamente os dados obtidos, foi possível compreender o que os alunos pensam sobre o ensino de música nas suas escolas. Os resultados apontam música é valorizada pelos alunos do ensino médio, que a reconhecem como símbolo cultural e identitário, como entretenimento e possibilidade de profissionalização. Nos casos estudados, as disciplinas são frequentadas por estudantes que nutrem um interesse especial previamente desenvolvido pela música e por aprender algum instrumento. A herança familiar é um dos fatores mais importantes nessa relação de afeição, enquanto outros aspectos escolares analisados (como a afinidade com o repertório utilizado e a qualidade da infraestrutura e dos recursos escolares) podem ter impactos positivos ou negativos no processo de ensino-aprendizagem, influenciando a motivação dos alunos que assistem às disciplinas e o interesse dos que não assistem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectAula de músicapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectClasse socialpt_BR
dc.subjectValorizaçãopt_BR
dc.titleA valorização da aula de música pelos alunos do ensino médio e os fatores que a influenciampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1651370837469024pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6045470959652684pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxIn this master's research, we seek to analyze the value that the high school student attributes to the music class, focusing on two schools in the metropolitan region of Recife/PE. We investigated the influence of several factors in the school environment, such as the teacher's performance, contents, repertoire and class hours, and infrastructure dedicated to music. We also study how the social class of students affects their relationships with the music class in school, taking into account the theories of Pierre Bourdieu and Jean-Claude Passeron on social space, taste and modern school. For the data collection, we conducted a focus group interview with some high school students at each school, and distributed closed questionnaires to these same students. By analyzing the data together, it was possible to understand what students think about teaching music in their schools. The results point out music is valued by high school students, who recognize it as a cultural and identity symbol, as entertainment and the possibility of professionalization. In the cases studied, the subjects are frequented by students who nurture a special interest previously developed by music and by learning some instrument. Family inheritance is one of the most important factors in this relationship of affection, while other school aspects analyzed (such as the affinity with the repertoire used and the quality of the school infrastructure and resources) can have positive or negative impacts on the teaching-learning process, influencing the motivation of students attending the subjects and the interest of those who do not attend.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Daniel Ribeiro Bezerra.pdf1,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons