Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33798
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDRADO, Benedito | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Maríllia Gabriella Torres de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T19:56:17Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T19:56:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33798 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa analisar de que modo a Psicologia tem sido acionada na formulação de políticas públicas voltadas a promoção dos direitos e enfrentamento à LGBTfobia em Pernambuco. Para tanto, define-se essa violência LGBTfóbica como construção sócio histórica, que inclui processos singulares e relacionais, mas também construções simbólicas complexas e ordenamentos públicos que resultam na discriminação e agressão às pessoas em função de sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Nossa base teórico-metodológica se aporta no construcionismo social para o estudo das práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano. Como procedimentos metodológicos, realizamos mapeamento da rede de atenção psicossocial, entrevistas semi-estruturadas com gestores/as de políticas e serviços voltados especificamente para população LGBT, sendo 02 em âmbito municipal (Recife) e 04 em âmbito estadual (Pernambuco) e levantamento dos documentos de domínio público disponíveis em sites ou portais dos serviços pesquisados. Através da análise dos repertórios interpretativos, observamos que os discursos apontam para a Psicologia como lugar de cuidado e acolhimento na atenção a população LGBT, sendo ela fundamental nas discussões e práticas que versem sobre a despatologização das identidades LGBT. Identificamos, ainda, que existe a real necessidade de incluir na formação curricular a pauta das políticas públicas, bem como qualificar permanentemente esses profissionais. Dessa forma, se garante uma atuação compromissada nos equipamentos de referência, que preze pelo diálogo entre as políticas públicas, pautando a importância da intersetorialidade para garantia de atendimento integral, centrado no compromisso ético da não reprodução de violência. O que podemos apreender é que, embora nesse campo esteja em contínua ascensão, a Psicologia se mostra muito mais acessória que peça chave, sendo apenas acessada quando para realizar intervenções diretivas, do que para pensar nos pontos centrais das políticas públicas, a partir de sua grande possibilidade de contribuição nas formulação, implantação e implementação de serviços/estratégias. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Direitos fundamentais | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.title | A Psicologia fora do armário: contribuições com as estratégias governamentais de promoção de direitos e enfrentamento à LGBTfobia em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4059587756603975 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3188365001747186 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Psicologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present study aims to analyze how Psychology has been updated in the formulation of public policies aimed at the promotion of rights and coping with LGBT phobia in Pernambuco. To this end, this LGBT-phobic violence is defined as a socio-historical construction, which includes singular and relational processes, but also complex symbolic constructions and public regulations that result in discrimination and aggression against people based on their sexual orientation and/or gender identity. Our theoretical-methodological basis is grounded in social constructionism for the study of discursive practices and production of meanings in daily life. As methodological procedures, we carried out the mapping of the psychosocial care network, semi-structured interviews with policy managers and services held specifically for the LGBT population, being 02 in the municipal level (Recife) and 04 in the state level (Pernambuco), and public domain documents available on websites or portals of the services searched. Through the analysis of the interpretative repertoires, we observed that the discourses point to Psychology as a place of care and acceptance in the attention to the LGBT population, being fundamental in the discussions and practices that deal with the depatologization of LGBT identities. We also identified that there is a need to include guidelines on public policies in the continuing education of these professionals. This way, it may be possible to ensure a committed performance in the reference equipment, which promotes the dialogue between public policies, guiding the importance of intersectoriality to guarantee integral care, centered on the ethical commitment of non-reproduction of violence. What we can perceive is that, although Psychology, in this field, is constantly updated, it is auxiliary, being only accessed to carry out directive interventions, rather than to think about the central points of public policies, considering its possibilities of contribution in the formulation, implantation and implementation of services/strategies, as well as in the social control over State action. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Psicologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marília Gabriella Torres de Andrade.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons