Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33739

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorPINTO, Izabella Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:45:23Z-
dc.date.available2019-09-26T18:45:23Z-
dc.date.issued2017-10-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33739-
dc.description.abstractPor meio da Hemeroteca Digital Brasileira foi possível ter acesso a vários exemplares da Revista Careta (1908-1964), periódico carioca de variedades, fundado por Jorge Schmidt, o qual sempre apresentava uma charge crítica na capa de cada edição. Getúlio Vargas é um personagem frequentemente representado em suas capas de 1937, porém, em 10 de novembro deste mesmo ano, a Ditadura do Estado Novo foi outorgada e, consequentemente, a aparição de Getúlio nas capas diminuiu. Desta forma, a pesquisa torna-se importante para ajudar a compreender como a censura influenciou sua aparição/representação no período ditatorial, além de compreender melhor os anos correspondentes à Ditadura do Estado Novo e contribuir para a Memória Gráfica Brasileira, uma vez que há pouca menção das capas da Revista Careta em livros de design. Foram estudadas, pelo Método de Análise de Imagens, de Martine Joly, e de um Método de Análise de Charges, desenvolvido pela pesquisadora, um total de doze capas da Revista em que Getúlio Vargas aparece representado. Das capas selecionadas, quatro revistas antecederam o início da Ditadura em 1937, quatro são as primeiras edições do período ditatorial e as outras quatro últimas capas foram publicadas antes dele ser deposto em 1945. Desta forma, além de realizar uma análise das capas da Careta, também foi possível estudar a aparição do então Presidente do Brasil nelas, que, como observamos na análise dos resultados, está representado de forma caricata e estereotipada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectMemória Gráfica Brasileirapt_BR
dc.subjectRevista Caretapt_BR
dc.subjectCharge em revistapt_BR
dc.titleAnálise das capas da Revista Careta e a representação de Getúlio Vargas nos extremos iniciais e finais do Estado Novopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3390717116681931pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThrough the Hemeroteca Digital Brasileira (Brazilian Digital Newspaper Library), it was possible to have access to several copies of the Careta Magazine (1908 - 1964), a variety periodic from Rio de Janeiro that was founded by Jorge Schmidt and always brought a critical Political Cartoon in each edition's cover. Getúlio Vargas, the former Brazilian president, is frequently represented on its 1937's covers, but in November 10th of the same year, the Novo Estado Dictatorship was implanted and consequently the president appearances on the covers diminished. In that matter, this research is important to help us better understand how censorship influenced his appearance/representation in the dictatorial period, also comprehend the period corresponding to the Estado Novo Dictatorship, and to contribute to the Brazilian Graphic Memory. Since there are only a few mentions of the covers of Revista Careta in design books, it were selected to analyze, through Martine Joly's Image Analysis Method and a Charge Analysis Method developed by the researcher, a total of twelve covers of it in which Getúlio Vargas is represented. The selected covers were: four samples that preceded the beginning of the dictatorship in 1937, the first four editions of the dictatorial period, and the last four covers published before he was deposed in 1945. Thus, besides performing an analysis of the covers of Careta, it was also studied the appearance of the Brazilian's president on it, in which, as it was observed in the analysis of the results, was represented in a caricatured and stereotyped form.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Izabella Cavalcanti Pinto.pdf7,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons