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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33727

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROAZZI, Antonio-
dc.contributor.authorBELTRÃO, Tatiane Galvão de Azevêdo-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:22:34Z-
dc.date.available2019-09-26T18:22:34Z-
dc.date.issued2018-04-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33727-
dc.description.abstractO estudo buscou verificar as relações das variáveis que possuem significância sobre a incidência da síndrome de burnout, a partir da investigação dos aspectos psicológicos identificados nos professores e os aspectos institucionais de ensino das redes pública e particulares de Pernambuco. A pesquisa envolveu a participação de 103 professores do ensino médio, da região metropolitana do Recife e foram utilizados como instrumentos de coleta o questionário sociodemográfico, o MBI, o ECR, o SF-36, o TJSQ e o HSCL. Os resultados provenientes de análises estatísticas demonstraram que, nas escolas particulares, os docentes possuem índices médios estatisticamente maiores, em relação à dimensão de exaustão emocional; índices médios menores, em relação à dimensão da realização profissional e menores índices de despersonalização, comparados aos professores da rede pública, o que confirma que os professores da rede particular estão passando por um desgaste físico e emocional maior relativamente aos professores da rede pública de ensino. Os níveis de ansiedade mais elevados foram encontrados nos docentes das escolas particulares e a ansiedade apresenta relações em quase todas as dimensões de satisfação no trabalho, como as condições materiais, recompensas pessoais e a natureza do próprio trabalho. Os índices de saúde mental dos professores da rede pública se apresentam maiores, pressupondo que os docentes das escolas particulares estão mais comprometidos com a saúde mental. As características pessoais analisadas, a partir da teoria do apego, demostram que os docentes, em sua maioria, possuem o apego seguro e que esta espécie traz relações negativas com a despersonalização, tanto nas redes públicas como nas particulares. O apego seguro também apresentou relação positiva no tocante a realização pessoal dos docentes das escolas públicas. Os professores que possuem o apego do tipo evitante não demonstram estar realizados profissionalmente em ambas as redes de ensino. O ambivalente apresenta ter uma maior realização profissional e despersonalização.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBurnoutpt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectAnsiedade.pt_BR
dc.titleSíndrome de Burnout, apego e saúde mental em docente de escola pública e particularpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4507757233791248pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6108730498633062pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe study sought to verify the relationships of the variables that have significance in the incidence of burnout syndrome, based on the investigation of the psychological aspects identified in the teachers and the institutional aspects of teaching of the public and private networks of Pernambuco. The research involved the participation of 103 high school teachers from the metropolitan area of Recife and the sociodemographic questionnaire MBI, ECR, SF-36, TJSQ and HSCL were used as instruments of collection. The results from statistical analysis show that in private schools teachers have statistically higher average indices in relation to the emotional exhaustion dimension, lower average indices in relation to the professional achievement dimension and lower indices of depersonalization, compared to teachers in the public network. This confirms that teachers in the private network are experiencing greater physical and emotional stress. The higher levels of anxiety found in private school teachers, as well as anxiety, relate to almost all dimensions of job satisfaction, such as material conditions, personal rewards, and the nature of one's work. The mental health indexes of public school teachers are higher, assuming that private school teachers are more committed to mental health. The personal characteristics reported from the attachment theory show that the majority of teachers have secure attachment, and that this type brings negative relationships with depersonalization in both public and private individuals. Safe attachment also presented positive relation with the personal fulfillment of public school teachers. The type of avoidant attachment is not being performed personally in both networks. The ambivalent has greater professional achievement and depersonalization.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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