Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogério Luiz-
dc.contributor.authorSOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha-
dc.date.accessioned2019-09-26T18:07:48Z-
dc.date.available2019-09-26T18:07:48Z-
dc.date.issued2019-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33713-
dc.descriptionSOBRAL, Aline Rebeca Amorim Rodrigues da Cunha, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CUNHA, Aline Rebeca Amorim Rodrigues dapt_BR
dc.description.abstractNo cenário atual, em que as relações comunicativas são intermediadas pela Internet, o público – antes, visto apenas como um espectador da mídia de massa - desempenha um papel ativo no processo comunicativo. Este trabalho visa compreender as transformações ocorrentes nos modelos narrativos publicitários inseridos em telenovelas, realizando uma classificação, a partir do uso da transmidiação e das hibridizações da publicidade (persuasão, entretenimento, interação e compartilhamento). Para tal, terá como base os conceitos de cultura participativa (JENKINS, 2009; SHIRKY, 2011), narrativas transmídias (JENKINS, 2009; SCOLARI, 2013), advertainment (SANTA HELENA; PINHEIRO, 2012) e publicidade híbrida (COVALESKI, 2010). A presente pesquisa traz, como método, pesquisa bibliográfica, pesquisa em profundidade e análise de conteúdo, feita através do estudo de caso, as inserções publicitárias das marcas Ruffles, Natura e Casas Bahia, efetuadas nas telenovelas Malhação: Viva à Diferença (2017), A Força do Querer (2017) e Segundo Sol (2018). Tais inserções acontecem em um contexto transmidiático, seja da telenovela ou da própria marca, visando um maior envolvimento com seus respectivos públicos, apresentando reconfigurações nas narrativas das telenovelas e da publicidade. Como resultado de pesquisa, além da percepção de mudanças no ambiente da publicidade e do entretenimento, é proposta uma possível categorização para a análise de inserções publicitárias em telenovelas, em um contexto transmídia.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProduct placementpt_BR
dc.subjectTelenovelapt_BR
dc.subjectCultura participativapt_BR
dc.subjectNarrativas transmídiaspt_BR
dc.subjectPublicidade híbridapt_BR
dc.titlePublicidade e telenovela: um cenário transmídia de reconfigurações das narrativaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2830558970382482pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxIn current scenario, which the communicative relationships are intermediated through the Internet, the public - formerly viewed just as a spectator of the mass media - plays an active role in the communicative process. This work aims to understand the transformations arising from the narratives of advertising and soap operas, performing a classification of the publicity of the brands as an Hybrid Advertising (persuasion, entertainment, interaction and sharing) and transmedia storytellyng (JENKINS, 2009, SCOLARI, 2013), advertainment (SANTA HELENA and PINHEIRO, 2012) and hybrid advertising (COVALESKI, 2010). The present research brings, as a method, bibliographical research, in-depth research and content analysis, made through the case study, the advertising insertions of the brands Ruffles, Natura and Casas Bahia, made in the telenovelas Malhação: Viva a Diferença (2017), A Força do Querer (2017) and Segundo Sol (2018). Such insertions take place in a transmedia context, be it the telenovela or the brand itself, aiming at a greater involvement with its respective audiences, presenting configurations in the narratives of telenovelas and advertising. As a result of research, in addition to the perception of changes in the advertising and entertainment environment, a possible categorization is proposed for the analysis of advertising insertions in telenovelas, in a transmedia context.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Aline Sobral.pdf2,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons