Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOARES, Thiago | - |
dc.contributor.author | MASCARENHAS, Alan Mangabeira | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T18:05:36Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T18:05:36Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-19 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33710 | - |
dc.description.abstract | Refletir sobre fãs hoje traz à tona singularidades que resistem às modulações dos díspares fluxos de mediação responsáveis por tonificar as experiências e acionar questões estéticas através do envolvimento corpóreo do indivíduo enquanto consumidor, ouvinte, membro, fruidor, fã. Na margem até do seu próprio espaço de pertencimento, o media fandom de música parece despontar das frivolidades e exageros da música pop com uma questão conceitual trilhada numa visão empírica: há uma estética particular acionada pela experiência corpórea e virtual dos fãs de música pop? Diante disto, proponho verificar teórica e empiricamente certa “estética do fandom” dentro da música pop através das peregrinações de fãs, numa pesquisa autoetnográfica, na qual me coloco como objeto de estudo enquanto fã. A peregrinação se dá para a cidade de Las Vegas, onde Britney Spears apresenta sua residência de cinco anos de duração, a “Piece of Me”, e de quem sou fã desde os onze anos de idade. Acompanho ainda a peregrinação da fã Tiffany Brad shaw, drag queen paulista que mimetiza Britney e que vai a um encontro pago com a artista, antes do show. Questões ancoradas na identidade, memória, imaginação, legitimação, disputa, afeto, culto e rituais do fã de divas pop vêm à tona fornecendo ferramentas para questionarmos a existência de particularidades que podem constituir uma estética singular na experiência mediada do fandom de música pop. O corpus deste trabalho passa a ser composto por fãs espectadores de shows fixos (residências) em Las Vegas. A ideia de devir diva, devir fã, corpo monumento e cidade pop são conceitos que emanam desta tese. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Música pop | pt_BR |
dc.subject | Fandom | pt_BR |
dc.subject | Britney Spears | pt_BR |
dc.subject | Experiência estética | pt_BR |
dc.title | “You wanna a piece of me?” : a estética do fandom na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas | pt_BR |
dc.title.alternative | “You wanna a piece of me?” : a estética do fã na peregrinação ao corpo monumento da Diva Pop em Las Vegas | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0520144805000052 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8404228786481624 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Reflecting on fans nowadays brings to the forefront singularities that resist the modulations of the disparate mediation flows responsible for toning experiences and triggering aesthetic issues through the bodily involvement of the individual as a consumer, listener, audience, fan. On the fringe of their own space of belonging, the media fandom emerges from the frivolities and exaggerations of pop music with a conceptual question trodden in an empirical view: is there a particular aesthetic triggered by the corporeal and virtual experience of pop music fans? In view of this, I propose to verify theoretically and empirically a certain "aesthetic of fandom" within pop music fandom through the pilgrimages of fans, in an autoetnographic research, in which I place myself as object of study as a fan of Britney Spears. The pilgrimage is to the city of Las Vegas, where Britney Spears presents her five -year residency, "Piece of Me", putting myself as a far of her since I was eleven years old. I also accompany the pilgrimage of the fan Tiffany Bradshaw, a drag queen who mimes Britney and who goes to a paid meeting (meet & greet) with the artist, before the show. Issues anchored in the identity, memory, imagination, legitimacy, contest, affection, worship, and rituals of the pop divas fan emerge providing tools to question the particularities that may constitute a singular aesthetic in the mediated experience of the pop music fandom. The corpus of this work is composed of fans of fixed shows (residences) in Las Vegas. The orical concepts such as “devir diva”, “devir fan”, monument body and pop city are concepts that emanate from this thesis. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Alan Mangabeira Mascarenhas.pdf | 6,6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons