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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33677
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Brenda Carlos de | - |
dc.contributor.author | COLAÇO, Raul da Rocha | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-26T16:59:53Z | - |
dc.date.available | 2019-09-26T16:59:53Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33677 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na investigação da figura plana do círculo (e de tudo que lhe é afim) nas obras Os lados do círculo, de Amilcar Bettega Barbosa, e O ex-mágico, de Murilo Rubião. Para isso, tomando-se a literatura comparada como método e como abordagem, recorre-se a diversas áreas de conhecimento, a saber: geografia, filosofia, física, matemática, química, teoria da literatura, entre outras. Então, organizou-se o estudo nos seguintes capítulos: 1) Breve história do círculo como artefato literário (dedicado a um reduzido mapeamento da trajetória do círculo na literatura ocidental, partindo de significações positivas atribuídas pelos gregos antigos até desaguar em acepções negativas oriundas dos textos fantásticos de autores do século XX); 2) Territórios da ficção circular (cujo foco se pauta na apreciação dos espaços e dos deslocamentos circulares presentes nos contos dos escritores examinados); 3) Em busca do tempo circular perdido ou tempo circular e narrativa (capítulo que se funda na análise do tempo nos textos, dado que, muitas vezes, esta instância se afasta de uma concepção linear para se aproximar de uma noção circular); 4) Todos os círculos o círculo (voltado à análise das menções ao círculo nas narrativas e a tudo que alude, seja direta ou indiretamente, a essa figura); e 5) Um relatório de epígrafes e de círculos para uma academia (destinado ao exame da influência recíproca entre as epígrafes e as narrativas e/ou divisões dos livros, relação essa que proporciona um jogo circular infinito). Diante disso, cumpre destacar as imprescindíveis contribuições de alguns autores, como Albert Camus; Carlo Rovelli; Edward Kasner e James Newman; Georg Lukács; Jacques Fux; Jean Chevalier e Alain Gheerbrant; Jorge Luis Borges; e Jorge Schwartz. Como resultado, atesta-se que os autores ora estudados revelam ao leitor a circularidade das experiências contemporâneas e, nessa esteira, mostram como o mundo não deveria ser, lançando luz sobre as mazelas que, cada vez mais, assombram a humanidade: a sensação de cárcere, de repetição infinita do mesmo, de ausência de saída. Assim, cada escritor segue uma rota própria: Murilo Rubião se aproveita do círculo de modo mais sugestivo, abrindo fendas para que o leitor contribua no efeito da circularidade, ao passo que Amilcar Bettega Barbosa utiliza essa figura geométrica de forma mais pungente, promovendo o questionamento da ciência através da arte. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Círculo | pt_BR |
dc.subject | Circunferência | pt_BR |
dc.subject | Geometria | pt_BR |
dc.subject | Amilcar Bettega Barbosa | pt_BR |
dc.subject | Murilo Rubião | pt_BR |
dc.title | As ruínas circulares de Amilcar Bettega Barbosa e de Murilo Rubião | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3223446141669933 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3020775163633086 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | Este trabajo consiste en la investigación de la figura plana del círculo (y todo lo que le es afín) en las obras Os lados do círculo [Los lados del círculo], de Amilcar Bettega Barbosa,y O ex-mágico [El ex-mago], de Murilo Rubião. Para eso, tomando por base la literatura comparada como método y como abordaje, se recurre a diversas áreas del conocimiento, a saber: geografía, filosofía, física, matemáticas, química, teoría de la literatura, entre otras. Entonces, se organizó el estudio en los siguientes capítulos: 1) Breve historia del círculo como artefacto literario (dedicado a un reducido mapeo de la trayectoria del círculo en la literatura occidental, partiendo de significaciones positivas atribuidas por los griegos antiguos hasta desaguar en acepciones negativas oriundas de los textos fantásticos de autores del siglo XX); 2) Territorios de la ficción circular (cuyo foco se basa en la apreciación de los espacios y de los desplazamientos circulares presentes en los cuentos de los escritores examinados); 3) En busca del tiempo circular perdido o tiempo circular y narrativa (capítulo que se funda en el análisis del tiempo en los textos, dado que, muchas veces, esta instancia se aparta de una concepción lineal para aproximarse a una noción circular); 4) Todos los círculos el círculo (orientado al análisis de las menciones al círculo en las narrativas y a todo lo que alude, sea directa o indirectamente, a esa figura); 5) Un informe de epígrafes y de círculos para una academia (destinado al examen de la influencia recíproca entre las epígrafes y las narrativas y/o divisiones de los libros, relación que proporciona un juego circular infinito). Ante eso, hay que destacar las imprescindibles contribuciones de algunos autores, como Albert Camus; Carlo Rovelli; Edward Kasner y James Newman; Georg Lukács; Jacques Fux; Jean Chevalier y Alain Gheerbrant; Jorge Luis Borges; y Jorge Schwartz. Como resultado, se atestigua que los autores ya estudiados revelan al lector la circularidad de las experiencias contemporáneas y, en esta estera, muestran cómo el mundo no debería ser, arrojando luz sobre las molestias que, cada vez más, asombran a la humanidad: la sensación de cárcel, de repetición infinita de lo mismo, de ausencia de salida. Así, cada escritor sigue una ruta propia: Ele se aprovecha del círculo de modo más sugestivo, abriendo grietas para que el lector contribuya en el efecto de la circularidad, mientras que Amilcar Bettega Barbosa utiliza esa figura geométrica de forma más punzante, promoviendo el cuestionamiento de la ciencia a través del arte. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
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