Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33660

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorADRIÃO, Karla Galvão-
dc.contributor.authorCARVALHO, Débora Fernanda Vieira de-
dc.date.accessioned2019-09-25T22:02:09Z-
dc.date.available2019-09-25T22:02:09Z-
dc.date.issued2018-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33660-
dc.description.abstractInspiradas nas perspectivas teórico-metodológicas feministas, as reflexões do presente estudo são produções fundamentadas em seus objetivos de analisar os conceitos e lugares destinados ao gênero e relações circundantes a esta categoria, nas experiências de estagiários e estagiárias a partir de suas produções de relatórios acadêmicos do programa de graduação em psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A partir da análise documental de seis relatórios de conclusão profissional neste curso, discorreram-se articulações em detrimento das trajetórias históricas das psicologias no contexto científico moderno e acadêmico atual, das concepções de sujeito e do que, através destas, se instituiu por comportamento normal e patológico, das interfaces compreendidas entre os modos de subjetivações e as dinâmicas geradas e sustentadas pelas relações de poder; e das produções e contribuições feministas acerca dos olhares sob as concepções de gênero atravessados pelas teorias e práxis das psicologias. Das interpretações inferidas, categorias de análises de seus conteúdos foram construídas, a partir do que se considerou metaforicamente serem os timbres e sons, emitidos pelas experiências descritas por seus interlocutores. De ensurdecedores silêncios as estridentes falas, os resultados direcionaram aos mais diversos espaços em que as vozes dessas relações puderam ser acessadas e sentidas. Considerações acerca de outras categorias como classe e escolaridade, se apresentaram como indispensáveis, sendo referenciados, portanto, estudos sobre interseccionalidades, afim de melhor compreender, deslocar e contemplar a existência dos elementos e atos presentes em alguns dos discursos presentes neste estudo. Desta forma, desejamos com este, contribuir para a visualização e consequente desconstrução das noções de gênero que possamos vir a adotar, desde a formação inicial na referida ciência e profissão, que reforçam relações de opressão, exclusão e discriminação entre os seres.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectFeminismopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleSobre espaços e vozes: uma pesquisa sobre as interfaces das psicologias com os estudos de gênero em produções acadêmicaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6407255615076006pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7219863925517566pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologiapt_BR
dc.description.abstractxInspired by the feminist theoretical-methodological perspectives, the reflections of the present study are productions based on their objectives of analyzing the concepts and places destined to the genre and relations surrounding this category, as from the intern students view, experiences and productions of academic reports of the degree program in psychology of the Federal University of Pernambuco (UFPE). Based on the documentary analysis of six reports of professional completion in this course, articulations were developed to the detriment of the historical trajectories of psychologies in the modern scientific and academic context, of the conceptions of the subject and of what, through these, was instituted by normal and pathologic behavior, of the interfaces comprehended between the modes of subjectivations and the dynamics generated and sustained by power relations; and of the feminist’s productions and contributions about the looks under the conceptions of gender traversed by the theories and praxis of psychologies. From the inferred interpretations, categories of analyzes of their contents were constructed, from what was considered metaphorically to be the timbres and sounds, emitted by the experiences described by their interlocutors. From deafening silences to the strident speeches, the results directed to the most diverse spaces in which the voices of these relations could be accessed and felt. Considerations about other categories such as race and educational’s level has shown up presented as indispensable. Therefore, studies on intersectionality were referenced in order to better understand, displace and contemplate the existence of the elements and acts present in some of the discourses present in this study. In this way, we wish with this, to contribute to the visualization and consequent deconstruction of the notions of gender that we can adopt, from the initial formation in the said science and profession, that reinforce relations of oppression, exclusion and discrimination among beings.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Débora Fernanda Vieira de Carvalho.pdf2,87 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons