Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33643

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMACIEL, Paulo Romero Martins-
dc.contributor.authorLIMA, Príscila Alves-
dc.date.accessioned2019-09-25T20:18:36Z-
dc.date.available2019-09-25T20:18:36Z-
dc.date.issued2018-07-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33643-
dc.description.abstractEmpresas e organizações governamentais estão cada vez mais utilizando soluções em nuvem para prover serviços através da Internet. Essas instituições, atraídas pelos benefícios de confiabilidade, facilidade de manutenção, custo, escalabilidade, agilidade e aumento de produtividade, estão migrando suas rotinas e processos críticos, como aplicações financeiras, comerciais, da indústria e de saúde, para execução em ambiente de nuvem.Com esse crescimento, tem-se também um aumento na implantação de data centers que hospedam toda a infraestrutura de nuvem. Assim sendo, os provedores dessas infraestruturas precisam assegurar o cumprimento do Contrato de Nível de Serviço (SLA), pois a ocorrência de downtime pode gerar grandes perdas financeiras para ambas as partes - cliente e provedor. Portanto, a disponibilidade de serviços em nuvem é um fator crítico para os provedores dessa tecnologia, visto que requer uma postura proativa quanto à ocorrência de falhas. Diante desse contexto, este trabalho propõe uma estratégia que usa agentes distribuídos para escolher o link (site) cuja vazão de um data center com defeito para um data center operacional seja mais eficiente em restabelecer o serviço no menor tempo possível. Para atingir este objetivo, desenvolvemos um mecanismo multiagente com três módulos responsáveis por: monitorar os links com o intuito de verificar o throughput para transferir uma grande quantidade de dados; rankear a vazão de cada data center com o apoio de agentes e compartilhar informações em uma arquitetura de comunicação distribuída, para que a decisão final possa ser tomada em consenso pelos agentes. Os resultados obtidos comprovam a eficácia da nossa solução, pois foi possível cumprir com os objetivos estabelecidos e fornecer informações para o administrador do data center quanto ao melhor centro de dados para restabelecer serviços (redirecionamento de tráfego) ou realização de migração de VMs.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.titleRestauração de serviços de Data Centers baseada na tomada de decisão de agentes distribuídospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCUNHA, Paulo Roberto Freire-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9598903870114231pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8382158780043575pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Computacaopt_BR
dc.description.abstractxCompanies and government organizations are increasingly using solutions deployed in cloud infrastructures to provide services through the Internet. These institutions are migrating their routines and critical processes such as financial, industry and, health applications, to a cloud environment. They are attracted by the benefits which the cloud infrastructure providers offer to their clients such as reliability, ease of maintenance, cost, scalability, agility and, the increase in productivity. This growth forces the cloud service providers to guarantee the Service Level Agreement (SLA) because the downtime can generate significant losses for the companies that deploy their IT infrastructure in the cloud. In this way, the availability of cloud services is a critical factor for the service providers what implies a proactive attitude for failures occurrence. Hence, this work purposes a strategy based on distributed agents to choose a link with better throughput to restore the services of a faulty Data Center in an operational one with the minimal time. To achieve this goal, we developed a multiagent mechanism with three modules responsible for monitor the links to measure the throughput, rank the throughput of each Data Center and, share the information in a distributed architecture in such way which the decision was made in consensus by the agents. The results demonstrate the efficiency of the method, because, at the end of this research we accomplished the stated goals and, provide information to the Data Center administrator about the best DC to restore the services of the faulty one.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Príscila Alves Lima.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons