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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorBARBOSA, Renata Barros Fernandes-
dc.date.accessioned2019-09-25T20:06:23Z-
dc.date.available2019-09-25T20:06:23Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.date.submitted2019-09-25-
dc.identifier.citationBARBOSA, R. B. F.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33636-
dc.description.abstractA conduta alimentar interfere diretamente no crescimento de pré-escolares, sendo de extrema importância uma refeição equilibrada e completa, garantindo a energia necessária para o desenvolvimento e a manutenção da saúde. A educação nutricional e alimentar (EAN) é multidisciplinar, envolvendo família, educadores e toda comunidade escolar. E tem como objetivo principal desenvolver estratégias para a promoção e melhoria da saúde, possuindo como instrumento principal a alimentação saudável e adequada. Possui como objetivo principal desenvolver ações de EAN para crianças pré-escolares com idade de 4 a 6 anos. Metodologia: Tratando-se de um estudo do tipo pesquisa-ação, realizado na instituição de ensino Saber Viver, localizada na cidade do Recife, Pernambuco, no período entre maio a dezembro de 2018. Para o desenvolvimento das atividades de EAN, realizou-se o diagnóstico alimentar e nutricional, para a identificação dos hábitos alimentares das crianças. Posteriormente foram realizadas atividades educativas sobre alimentação saudável. Resultados: Participaram do estudo 29 pré-escolares e escolares, na faixa etária de 4 a 6 anos, sendo 14 meninas e 15 meninos. Ao analisar o consumo alimentar, constata-se uma frequência elevada no consumo de alimentos industrializados, como brigadeiro, pizza e salgadinhos. De acordo com o diagnóstico nutricional, 51,7% dos alunos encontravam-se com excesso de peso, sendo 41,1% com sobrepeso e 10,3% com obesidade. Em relação às dinâmicas proporcionadas aos alunos, os resultados esperados foram atingidos com sucesso, onde todos os alunos presentes participaram, demonstraram boa fixação dos assuntos transimitidos, além de proporcionar diversão e desenvolvimento social. Conclusões: Podendo-se concluir que o consumo de doces e industrializados em pré-escolares é elevado, constatando a importância de atividades voltadas à alimentação saudável, já que, hábitos não saudáveis podem levar à obesidade e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). É de extrema relevância o fortalecimento da EAN em escolas e na rotina familiar, a fim de expandir a promoção da alimentação adequada e saudável.pt_BR
dc.format.extent39 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Alimentar e Nutricionalpt_BR
dc.subjectHábitos Alimentares - Criançaspt_BR
dc.titleFortalecimento da educação alimentar e nutricional para promoção de hábitos alimentares saudáveis em pré-escolarespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2pt_BR
dc.description.abstractxThe food conduct interferes directly in the growth of preschoolers, being extremely important a balanced and complete meal, guaranteeing the necessary energy for the development and maintenance of health. Nutritional and Food Education (EAN) is multidisciplinary involving families, educators and school community. And its main objective is to develop strategies for the promotion and improvement of health, having as main instrument the healthy and adequate diet. And it has a its main objective to develop EAN actions for preschool children aged 4 to 6 years. Methodology: If the case of a research-action-type study, was conducted at Saber Viver, located in the city of Recife, Pernambuco, between May and December 2018. For the development of EAN activities, the food and nutritional diagnosis was made to identify the eating habits of children. Subsequently, educational activities on healthy eating were performed. Results: The study included 29 preschoolers and schoolchildren aged 4 to 6 years, 14 girls and 15 boys. When analyzing food consumption, there is a high frequency in the consumption of industrialized foods, as brigadeiro, pizza and snacks. According to the nutritional diagnosis, 51.7% of the students were overweight, 41.1% were overweight and 10.3% were obese. In relation to the dynamics offered to the students, the expected results were successfully achieved, where all the students present participated, demonstrated good fixation of the transited subjects, besides providing fun and development social. Conclusions: It can be concluded that the consumption of sweets and industrialized in preschool children is high, noting the importance of activities aimed at healthy eating, since unhealthy habits can lead to Obesity and Chronic non-communicable diseases (DCNT). It is extremely important to strengthen the EAN in schools and in the family routine, in order to expand the promotion of adequate and healthy food.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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