Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33512

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLOPES, Rodrigo Sampaio-
dc.contributor.authorBARROS, Thiago Lima de-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:30:11Z-
dc.date.available2019-09-23T19:30:11Z-
dc.date.issued2019-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33512-
dc.description.abstractSistemas de proteção são caracterizados por entrar em funcionamento apenas quando são demandados. Por não funcionarem continuamente, os sistemas de proteção estão sujeitos a falha oculta, que só pode ser detectada através de inspeções ou demanda. Apesar de sua importância, as ações de inspeção desgastam o sistema, contribuindo para sua degradação. Isso gera a necessidade de realizar ações de manutenção para controlar a degradação sofrida. Neste sentido, gestores de manutenção enfrentam dificuldades em definir as políticas de inspeção e manutenção para sistemas de proteção. Dois modelos de decisão são propostos neste trabalho. A primeira contribuição é um modelo de indisponibilidade proposto para definir as políticas de inspeção e manutenção do sistema em uma abordagem onde as ações de manutenção ocorrem sob melhoria contínua. A segunda contribuição trata-se de um modelo multicritério proposto com o objetivo de avaliar as consequências da política de inspeção para os critérios: custo, saúde e segurança, meio ambiente e recuperação operacional. Uma aplicação numérica foi realizada para cada modelo e os resultados mostraram que, no Modelo 1, ao adotar práticas de melhoria contínua sobre as manutenções a indisponibilidade do sistema é reduzida em maior proporção ao longo do tempo, enquanto os resultados do Modelo 2 indicaram uma política de inspeção que atende satisfatoriamente os requisitos do problema, diante dos critérios propostos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManutenção (Brasil)pt_BR
dc.subjectDispositivos protetores (Brasil)pt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectMedidas preventivas (Brasil)pt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégico (Brasil)pt_BR
dc.titleProposição de políticas de inspeção e manutenção para sistemas de proteção sujeitos a falha oculta e degradaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5637557602524319pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7741826884583892pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxProtection systems are characterized by coming into operation only when they are demanded. As protection systems do not operate continuously, they are subject to a hidden failure, which can only be detected through inspections or demand. Although inspection actions are important, they contribute to the degradation of the system. This generates the need to perform maintenance actions to control the degradation suffered. In this sense, maintenance managers face difficulties in defining the inspection and maintenance policies for protection systems. Two models of decision are proposed in this work. The first contribution is a proposed unavailability model to define system inspection and maintenance policies in an approach where maintenance actions occur under continuous improvement. The second contribution is a multicriteria model proposed to evaluate the consequences the consequences of the inspection policy for the criteria: cost, health and safety, environment and operational recovery. A numerical application was performed for each model and the results showed that in Model 1, when adopting practices of continuous improvement over maintenance the system unavailability is reduced in greater proportion over time, while the results of Model 2 indicated an inspection policy that satisfactorily meets the requirements of the problem, according to the proposed criteria.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thiago Barros.pdf4,95 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons