Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33416

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES, Rodrigo Dutra-
dc.contributor.authorSANTANA, Gabriel Augusto Coêlho de-
dc.date.accessioned2019-09-20T18:33:32Z-
dc.date.available2019-09-20T18:33:32Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33416-
dc.description.abstractA pesquisa objetiva compreender a produção das paisagens pelos agentes produtores do espaço urbano no Sudoeste do Recife, tendo como suporte empírico para a discussão a construção de empreendimentos por agentes imobiliários, as intervenções do Estado como proponente de projetos e mediador da relação entre os agentes e as populações que interagem com a área pelo acesso à moradia. Compreendendo as paisagens como maneiras de ver, articulam estas a materialidade das formas e sua leitura pelos observadores, na medida em resultam da observação da materialidade e são subjetivamente interpretadas conforme os referentes ideológicos de quem observa. Para discutir a relação que as contradições do espaço urbano possuem com a dimensão subjetiva existente entre população e cidade, reivindicamos uma abordagem crítica da paisagem, aproximando-nos da Geografia Cultural Radical e articulando conceitos como valor de uso e de troca, estética da mercadoria, cultura dominante e popular. Nesse sentido, a produção das maneiras de ver pelos agentes hegemônicos da cidade tem na paisagem um instrumento para a realização do valor de troca, uma estética das mercadorias urbanas, uma vez que são tais projeções instrumentos para comunicar uma experiência de sustentabilidade, mobilidade e conforto na cidade consonante com referentes ideológicos da cultura dominante. Em contraposição as paisagens que reproduzem a cultura dominante, estariam aquelas em cujo valor de uso predomina sobre o valor de troca, expressando prioritariamente através da paisagem as relações de moradia e vivências cotidianas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEspaços urbanos, Sudoeste – Recifept_BR
dc.subjectPaisagem – Contra-hegemoniapt_BR
dc.subjectGeografia urbana - Paisagempt_BR
dc.titlePaisagem e contra-hegemonia no sudoeste do Recifept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1965016923961354pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1899143196478529pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe objective of the research is to understand the production of landscapes by agents that produce urban space in the Southwest of Recife. The empirical support for the discussion is the construction of projects by real estate agents, the interventions of the State as a project proponent and mediator of the relationship between agents and the populations that interact with the area for access to housing. Understanding landscapes as ways of seeing, they articulate the materiality of forms and their reading by observers, insofar as they result from the observation of materiality and are subjectively interpreted according to the ideological referents of the observer. In order to discuss the relationship that the contradictions of urban space have with the subjective dimension existing between population and city, we claim a critical approach to the landscape, approaching Radical Cultural Geography and articulating concepts such as use and exchange value, aesthetics of the merchandise, dominant and popular culture. In this sense, the production of the ways of seeing by the hegemonic agents of the city has in the landscape an instrument for the realization of exchange value, an aesthetic of urban goods, since these projections are instruments to communicate an experience of sustainability, mobility and comfort in the city consonant with ideological referents of the dominant culture. In contrast to the landscapes that reproduce the dominant culture, there would be those whose use value predominates over the value of exchange, expressing primarily through the landscape the relations of dwelling and everyday experiences.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Geografia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gabriel Augusto Coêlho de Santana.pdf4,92 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons