Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33348
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Nairon Mariano da | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-20T13:30:33Z | - |
dc.date.available | 2019-09-20T13:30:33Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-18 | - |
dc.date.submitted | 2019-09-20 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, N. M. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33348 | - |
dc.description.abstract | O presente TCC buscou compreender como a formação inicial e continuada no contexto da Interiorização da Educação Superior pública vem colaborando com a construção da identidade docente dos licenciados egressos da Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória (CAV-UFPE). Diagnosticamos como perspectiva profissional, os receios quanto à atuação docente dos egressos e suas necessidades de formação continuada. Entrevistamos os professores egressos formados no CAV que atuam na docência da Educação Básica na região do interior Pernambucano, e consequentemente transcrevemos suas entrevistas e analisamos as entrevistas dos participantes da pesquisa. Os professores entrevistados percebem que a educação física escolar é um componente obrigatório que devem abordar diversos conteúdos em sala de aula. Reconhecem que a educação física nem sempre é vista como uma disciplina importante pela sociedade, e a falta de valorização do profissional da área é grande em comparação a sua importância no desenvolvimento dos alunos. Tendo em vista que a área da educação física escolar trabalha conceitos e valores além das práticas dos conteúdos em sala de aula, reconhecem que a formação inicial os habilitou a serem profissionais diferenciados. A necessidade de uma formação continuada também é vista como necessária para o docente por entender a dinâmica com que o conhecimento é construído. Estar atualizado oportuniza o profissional estar apto a atuação em sua docência. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.subject | Formação Continuada do Professor | pt_BR |
dc.title | Entendendo a atuação docente e construção da identidade profissional dos egressos da licenciatura em Educação Física do Centro Acadêmico de Vitoria (CAV-UFPE) no contexto da interiorização da Educação Superior Pública | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present article sought to understand how the initial and continued formation in the context of the Interiorization of Public Higher Education has been collaborating with the construction of the teaching identity of the graduates of the Physical Education of the Academic Center of Vitória (CAV-UFPE). We diagnose as a professional perspective, the fears about the teaching performance of the graduates and their needs for continuing education. We interviewed the graduated teachers in the CAV who work in the teaching of Basic Education in the interior region of Pernambuco. The interviewed teachers perceive that physical education at school is a mandatory component that must address diverse contents in the classroom. They recognize that physical education is not always seen as an important discipline by society, and the lack of appreciation of the professional of the area is great in comparison to its importance in student development. Given that the area of school physical education works concepts and values beyond the practices of classroom content, they recognize that the initial training enabled them to be differentiated professionals. The need for continuing education is also seen as necessary for the teacher to understand the dynamics with which knowledge is constructed. Being updated allows the professional to be able to act in their teaching. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Nairon Mariano da.pdf | 724,68 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons