Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33338

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Wilka de Moura-
dc.date.accessioned2019-09-20T12:38:33Z-
dc.date.available2019-09-20T12:38:33Z-
dc.date.issued2019-07-02-
dc.date.submitted2019-09-20-
dc.identifier.citationSILVA, W. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33338-
dc.description.abstractO conceito de saúde no Brasil tem sido discutido ao longo do tempo e existem várias correntes reflexivas que se debruçam sobre essa conceituação. Com a saúde mental isso ocorre de forma bem mais complexa. Mas há um consenso quando pensadores defendem que a saúde mental está diretamente ligada à capacidade de administrar e organizar a própria vida, sabendo lidar com as próprias emoções, sem a perda da noção básica do valor real das coisas. Nossa pesquisa se empenhou em observar, na literatura, quais os principais aspectos das influências do ambiente acadêmico na saúde mental dos universitários, despertados com o advento do ingresso à Universidade, em que observamos que a questão financeira, responsabilidades acadêmicas, independência e autonomia e ausência de apoio emocional, se destacaram. Para isso, numa pesquisa qualitativa, descritiva e de revisão literária, dividimos nossa análise dos dados em etapas que nos permitiram fazer o fichamento dos artigos. Logo em seguida, uma categorização detalhada dos seus conteúdos e de forma direta e objetiva, argumentamos no diálogo com os autores, sobre as categorias encontradas. Nesse contexto, quando associamos estes aspectos à interiorização das Universidades Federais no país - que possibilitou a entrada de jovens originários dos municípios mais distantes das capitais - no sentido de que a existência desse projeto que depois veio a se tornar real, mexeu com os sonhos e expectativas de vida dos nossos jovens, afetou diretamente as estruturas familiares, escolares e profissionais, ou seja, afetou todo o contexto que circunda a vida desses sujeitos, e mexeu com a saúde mental dos nossos jovens.pt_BR
dc.format.extent38 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaúde Mentalpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.titleAs influências do ambiente acadêmico sobre a saúde mental dos estudantes de universidades públicas interiorizadas: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxThe concept of health in Brazil has been discussed over time and there are several reflexive currents that deal with this conceptualization. With mental health this happens in a much more complex way. But there is a consensus when thinkers argue that mental health is directly linked to the ability to manage and organize one's life, knowing how to deal with one's own emotions, without losing the basic notion of the real value of things. Our research has focused on the main aspects that are aroused by the advent of university admission, in which the financial question, academic responsibilities, independence and autonomy and lack of emotional support were highlighted. For this, in a qualitative, descriptive and literary review, we divided our analysis of the data into steps that allowed us to make the record of the articles. Next, a detailed categorization of its contents and in a direct and objective way, we argue in the dialogue with the authors, about the categories found. In this context, when we associate these aspects with the internalization of the Federal Universities in the country - that allowed the entry of young people originating from the most distant municipalities of the capitals - in the sense that the existence of this project that later became real, moved with the dreams and expectations of our young people, directly affected the family, school and professional structures, that is, affected the whole context that surrounds the life of these subjects, and affected the mental health of our young people.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, WILKA DE MOURA.pdf698,82 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons