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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33304
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | SANTOS, Simone Cristiane | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Felipe Soares de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-19T19:36:37Z | - |
dc.date.available | 2019-09-19T19:36:37Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33304 | - |
dc.description.abstract | O ensino de Computação tem demandado um modelo de educação cada vez mais voltado para a utilização de práticas de mercado atreladas ao negócio das corporações. Dentro deste cenário, promover uma aprendizagem prática e dinâmica, que possibilite a vivência de contextos reais por meio da resolução de problemas deve ser considerada. Uma destas abordagens é o PBL (Problem-Based Learning), um método de ensino centrado no aluno, que tem como característica principal processos que utilizam problemas do mundo real para realizar a aprendizagem de conteúdos e promover competências necessárias para a sua solução. O PBL tem sido usado no ensino de computação nas últimas duas décadas, no entanto, a adoção dessa abordagem não é uma tarefa fácil, devido às mudanças bruscas no paradigma tradicional de ensino, que exigem transformações nas posturas dos atores envolvidos. Além disso, o planejamento e o acompanhamento de PBL, envolvem atividades complexas de se gerenciar, principalmente, no que diz respeito à verificação da qualidade e da conformidade dos processos utilizados para resolução de problemas. Adicionalmente, nos cursos da área de Computação baseados em projetos dinâmicos e iterativos, reforça a necessidade de introduzir estratégias e tecnologias no suporte à aplicação e ao gerenciamento do método, permitindo o fornecimento de feedbacks de forma contínua e avaliando os resultados gerados a partir da observação das soluções produzidas ao longo do processo de ensino-aprendizagem, acompanhando sua eficácia. Dessa forma, estratégias que possibilitem uma melhor gerência da prática docente, do aprendizado por parte dos estudantes e da avaliação por parte dos clientes envolvidos, se mostram necessárias e relevantes. Nesta perspectiva, este trabalho apresenta um Sistema de Gestão da Aprendizagem, denominado por PBL-Maestro, desenvolvido para dar suporte ao fluxo de trabalho de PBL no ensino de Computação. Com o PBL-Maestro é possível realizar o gerenciamento de cursos utilizando a dinâmica de seu ciclo e etapas, objetivando permitir um melhor controle dos processos gerenciais, a partir da definição de problemas reais alinhados com objetivos educacionais bem definidos. Como principais referenciais destacam-se a metodologia xPBL definida em Santos, Furtado e Lins (2014), a Taxonomia de Bloom Revisada e o modelo de Avaliação Autêntica. Para a avaliação do PBL-Maestro, foram realizados estudos de caso, no contexto de disciplinas de graduação e pós-graduação. A partir de entrevistas semi-estruturadas junto aos docentes, estudantes e clientes que utilizaram o serviço, foi possível identificar um bom nível de satisfação e aderência do ambiente proposto ao processo de aprendizagem na abordagem PBL, bem como a identificação de pontos de melhorias. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ciência da computação | pt_BR |
dc.subject | Sistema de informação | pt_BR |
dc.title | PBL-MAESTRO: um sistema de gestão da aprendizagem baseada em problemas no contexto da educação em computação | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4792424792418430 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3675858428545219 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Computing has demanded a model of education increasingly focused on the use of market practices linked to the business of corporations. Within this scenario, promoting a practical and dynamic learning that allows the experience of real contexts through problem solving should be considered. One of these approaches is PBL (Problem-Based Learning), a student-centered teaching method that has as main characteristic processes that use real-world problems to perform content learning and promote the skills necessary for its solution. PBL has been used in computer education in the last two decades. However, the adoption of this approach is not an easy task, due to the sudden changes in the traditional paradigm of education, that require transformations in the positions of the involved actors. In addition, the planning and monitoring of PBL involves complex activities to be managed, mainly, as regards the verification of the quality and conformity of the processes used to solve problems. Additionally, in the Computing courses based on dynamic and iterative projects, it reinforces the need to introduce strategies and technologies to support the application and management of the method, allowing the provision of continuous feedback and evaluating the results generated from observation of the solutions produced throughout the teaching-learning process, accompanying its effectiveness. In this way, strategies that allow a better management of teaching practice, student learning and evaluation by the clients involved, are necessary and relevant. In this perspective, this work presents a Learning Management System, called by PBL-Maestro, developed to support the workflow of PBL in Computer teaching. With PBL-Maestro it is possible to perform course management using the dynamics of its cycle and stages, aiming to allow a better control of the managerial processes, from the definition of real problems aligned with well-defined educational objectives. The main benchmarks are the xPBL methodology defined in Santos, Furtado and Lins (2014), the Revised Bloom Taxonomy and the Authentic Assessment model. For the validation of PBL-Maestro, case studies were carried out, in the context of undergraduate and postgraduate courses. From the semi-structured interviews with the teachers, students and clients that used the service, it was possible to identify a good level of satisfaction and adherence of the proposed environment to the learning process in the PBL approach, as well as the identification of improvement points. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
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