Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33199
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MEDEIROS, Ricardo Pinto de | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Josirene Souza Inocêncio de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-18T20:30:40Z | - |
dc.date.available | 2019-09-18T20:30:40Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33199 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como temática a cultura da pesca em Itapissuma e como ela pode ser apropriada de maneira positiva pela população, inclusive a escolar, através da educação Patrimonial. A finalidade é apresentar uma experiência pedagógica promovida a partir da articulação entre ensino de história, educação patrimonial e a metodologia da história oral. O projeto foi realizado com alunos do 9º ano do ensino fundamental, na escola pública municipal João Bento de Paiva, em Itapissuma. O objetivo geral foi problematizar e evidenciar a cultura da pesca como patrimônio cultural. Os conceitos de memória coletiva e de identidade coletiva serviram como base para nosso trabalho. Essa experiência possibilitou aos alunos realizar uma atividade pedagógica em outros espaços de memória, ter contato com uma técnica de produção de fontes históricas e com pessoas da comunidade, ampliando, dessa forma, a percepção sobre a escrita da história e o patrimônio cultural. A partir dos resultados das entrevistas, produzimos uma cartilha que objetivamos ser utilizada como um material pedagógico sobre a cultura da pesca em Itapissuma. Juntos, professora, alunos e comunidade, representada pelos pescadores/as, construímos conhecimento histórico sobre a história e a cultura do nosso lugar, chamado Itapissuma – Pedra Negra em tupi. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Identidade social | pt_BR |
dc.subject | Patrimôno cultural | pt_BR |
dc.subject | Pesca | pt_BR |
dc.title | História de pescadores e pescadoras da Pedra Negra : uma proposta de educação patrimonial aplicada no ensino de História | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ANDRADE, Juliana Alves de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6085137215032762 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1283820124078505 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) | pt_BR |
dc.description.abstractx | This work has as its theme the fishing culture in Itapissuma and how it can be positively appropriated by the population, including school, through heritage education.The purpose is to present a pedagogical experience promoted from the articulation between history teaching, patrimonial education and the methodology of oral history. The project was carried out with 9th grade elementary school students at the João Bento de Paiva municipal public school in Itapissuma. The general objective was to problematize and highlight the culture of fishing as a cultural heritage. The concepts of collective memory and collective identity served as the basis for our approach. This experience made it possible for the students to carry out a pedagogical activity in other spaces of memory, to have contact with a technique of production of historical sources and with people of the community, thus broadening the perception about the writing of history and the cultural patrimony. From the results of the interviews we produced a booklet that we aimed to be used as a pedagogical material about the fishing culture in Itapissuma. Together, a teacher, students and community, represented by fishermen, we build historical knowledge about the history and culture of our place, called Itapissuma - Pedra Negra in Tupi. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/9273063697259288 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Josirene Souza Inocêncio de Lucena.pdf | 4,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons