Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33157

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorSOUZA, Tainã Ramos Leal de-
dc.date.accessioned2019-09-18T17:54:19Z-
dc.date.available2019-09-18T17:54:19Z-
dc.date.issued2016-02-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33157-
dc.descriptionSOUZA, Tainã Ramos Leal de, também é conhecida em citações bibliográficas por: LEAL, Tainã Ramospt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objeto o estudo da experiência estética a partir da dimensão da política na arte, ou seja, numa relação que se estabelece de forma intrínseca. Buscou-se pôr em evidência os processos sociais que circundam a formação do gosto, do aprazível, e assim, por consequência, da formação do repertório da experiência estética em si. Entendendo que arte e política são esferas do mundo social interdependentes e que os repertórios comunicativos do espectador se constroem a partir da realização deste indivíduo na vida cotidiana. Para tanto, buscou-se na Sociologia filosófica de Bourdieu e na Filosofia sociológica de Rancière, possíveis encontros e desencontros, tanto quanto, a localização de uma crítica à teoria do gosto kantiana, capaz de entender a experiência estética tão somente em sua transcendentalidade. O interesse da pesquisa é o de localizar entre uma teoria geral da dominação bourdieusiana e um método educacional emancipatório rancieriano, o espaço para da experiência estética e as possibilidades emancipatórias na arte.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectPolítica e culturapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectBourdieu, Pierre, 1930-2002pt_BR
dc.subjectRancière, Jacques, 1940-pt_BR
dc.titleFruição como elemento da política na arte : entre Bourdieu e Rancièrept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5498793412528953pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims at the study of aesthetic experience from the dimension of politics in art, that is, in a relationship that is established in an intrinsic way. It sought to highlight the social processes that surround the formation of taste, the pleasurable, and thus, consequently, the formation of the repertoire of aesthetic experience itself. Understanding that art and politics are interdependent spheres of the social world and that the communicative repertoires of the spectator are constructed from the realization of this individual in daily life. In order to do so, we sought in the philosophical Sociology of Bourdieu and in the Sociological Philosophy of Rancière, possible encounters and disagreements, as well as the location of a critique of the Kantian taste theory, capable of understanding aesthetic experience only in its transcendentality. The interest of the research is to locate between a general theory of the Bourdieusian domination and a emancipatory educational method rancieriano, the space for the aesthetic experience and the emancipatory possibilities in the art.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Tainã Ramos Leal de Souza.pdf378,61 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons