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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32997

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Marcos Roberto Nunes-
dc.contributor.authorMAIA, Tiago Macedo Bezerra-
dc.date.accessioned2019-09-16T22:29:27Z-
dc.date.available2019-09-16T22:29:27Z-
dc.date.issued2018-02-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32997-
dc.description.abstractO presente trabalho de dissertação tem por finalidade investigar “A fundamentação da justiça na tradição teológico-filosófica antiga e seus reflexos na filosofia jurídico-política medieval agostiniana”. Para tal, primeiramente, busca-se elucidar e refletir acerca das principais construções teóricas anteriores a Santo Agostinho (354-430 d.C.), que lhe servirão de base para a elaboração de sua jusfilosofia política, ou seja, de sua doutrina político-jurídica. Nesse ínterim, o estudo centra-se, inicialmente, nos principais expoentes e aspectos da chamada “Tradição Judaico-Cristã”, a saber, o Antigo Testamento hebreu e o Novo Testamento cristão. Destarte, neste sentido, verificam-se os elementos basilares constitutivos, especificamente, do pensamento jusfilosófico-político do Santo Doutor, tais como: os conceitos advindos da justiça retributiva presente na “Velha” e/ou “Antiga” Aliança, a observância e interpretação literal da Lei, concepções típicas da tradição judaica. Na tradição cristã está presente o contraponto a ideia anterior. A justiça distributiva concretizada no amor (caridade), ensinado por Jesus, e também, o conteúdo jurídico das Cartas Paulinas, dentre muitas categorias relevantes para a formação e consolidação do aparato conceitual que se verificará como pilar sob o qual se edificou toda a jusfilosofia política agostiniana. Num segundo momento, apresenta-se a noção de justiça na “Tradição Greco-Romana” e busca-se analisar contribuições da tradição grega no pensamento político de Platão, e elementos da tradição romana na filosofia jurídica de Marco Túlio Cícero que também estão presentes como fundamentos político-jurídicos agostinianos. Num terceiro e último momento, elucida-se como, a partir dos pressupostos expostos nos corpus teóricos anteriormente mencionados, Agostinho constrói sua jusfilosofia política, fundamento da Civitas (Estado), por ele pensada.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectFilosofia antigapt_BR
dc.subjectFilosofia medievalpt_BR
dc.subjectJustiça (Filosofia)pt_BR
dc.subjectAgostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430pt_BR
dc.titleA fundamentação da justiça na tradição teológico-filosófica antiga e seus reflexos na filosofia político-jurídica medieval de Agostinho de Hiponapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coAQUINO, Thiago André Moura de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0108189730040447pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136821185537508pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe present work of dissertation aims to investigate "The foundation of justice in the ancient theological-philosophical tradition and its reflections in Augustinian medieval juridical-political philosophy". For this purpose, it is firstly sought to elucidate and reflect on the main theoretical constructions prior to St. Augustine (354-430 AD), which will serve as a basis for the elaboration of his political jusophilosophy, that is, his legal-political doctrine. In the meantime, the study focuses initially on the main exponents and aspects of the so-called "Judeo-Christian Tradition", namely, the Hebrew Old Testament and the Christian New Testament. Thus, in this sense, the basic constitutive elements, specifically, of the jusphilosophical-political thought of the Holy Doctor, such as: the concepts arising from retributive justice present in the "Old" and / or "Ancient" Alliance, the observance and interpretation literal of the Law, typical conceptions of the Jewish tradition. In the Christian tradition the counterpoint to the previous idea is present. The distributive justice concretized in love (charity), taught by Jesus, and also the juridical content of the Pauline Letters, among many categories relevant to the formation and consolidation of the conceptual apparatus that will be seen as the pillar under which all political philosophy has been built Augustinian period. In a second moment, the notion of justice in the "Greco-Roman Tradition" is presented and it is tried to analyze contributions of the Greek tradition in the political thought of Plato, and elements of the Roman tradition in the legal philosophy of Marco Túlio Cícero that also are present like Augustinian political-juridical foundations. In the third and last moment, it is elucidated how, based on the assumptions set out in the aforementioned theoretical corpus, Augustine constructs his political jusophilosophy, the foundation of the Civitas (State), which he thought of.pt_BR
dc.description.abstractxLe présent travail de thèse vise à enquêter sur "Le fondement de la justice dans l'ancienne tradition théologique et philosophique et ses réflexions dans la philosophie politico-juridictionnelle augustinienne du Moyen Age". À cette fin, nous cherchons d’abord à élucider et à réfléchir sur les principales constructions théoriques antérieures à saint Augustin (354-430 ap. J.-C.), qui serviront de base à l’élaboration de sa jusophilosophie politique, c’est-à-dire de sa doctrine politico-juridique. Dans l’intervalle, l’étude se concentre dans un premier temps sur les principaux représentants et aspects de la prétendue "tradition judéo-chrétienne", à savoir l’Ancien Testament hébraïque et le Nouveau Testament chrétien. Ainsi, en ce sens, les éléments constitutifs de base, en particulier, de la pensée politique et philosophique du Saint-Docteur, tels que: les concepts issus de la justice rétributive présents dans l’Alliance "Ancienne" et / ou "Ancienne", le respect et l’interprétation littéral de la loi, conceptions typiques de la tradition juive. Dans la tradition chrétienne, le contrepoint à l'idée précédente est présent. La justice distributive concrétisée dans l'amour (la charité), enseignée par Jésus, ainsi que le contenu juridique des lettres pauliniennes, parmi de nombreuses catégories pertinentes pour la formation et la consolidation de l'appareil conceptuel qui sera considéré comme le pilier sur lequel toute philosophie politique a été construite Période augustinienne. Dans un deuxième temps, la notion de justice dans la "tradition gréco-romaine" est présentée et on essaie d'analyser les contributions de la tradition grecque à la pensée politique de Platon et des éléments de la tradition romaine dans la philosophie juridique de Marco Túlio Cícero qui sont également présents Fondations politico-juridiques augustiniennes. Au troisième et dernier moment, il est expliqué comment, sur la base des hypothèses énoncées dans le corpus théorique susmentionné, Augustin construit sa jusophilosophie politique, le fondement de la Civitas (État), à laquelle il a pensé.pt_BR
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