Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32878
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz | - |
dc.contributor.author | SOUZA, Jonatas Xavier de | - |
dc.date.accessioned | 2019-09-13T21:30:52Z | - |
dc.date.available | 2019-09-13T21:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32878 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho focaliza as experiências subjetivas da militante “histórica” Lúcia Murat, cuja história de vida se entrelaça com a de uma geração de mulheres que lutaram contra a ditadura militar no Brasil, destacando-se no tempo presente pela criação poética no cinema que afirma novos modos de inscrição e reinvenção de si. Não obstante, visa dar visibilidade a sua trajetória de militância política e aos seus processos inventivos da subjetividade na sétima arte, num exercício de elaboração histórica de sua cartografia. Para isso, considero seus prontuários elaborados pela Delegacia de Ordem Política e Social do Estado da Guanabara nos anos 1970, seus depoimentos escritos e orais, os filmes que produziu entre 1978 e 2018, bem como as críticas e matérias relacionadas à sua produção cinematográfica e publicadas nos jornais O Globo e Folha de São Paulo. Nessa análise histórica, privilegio os deslocamentos subjetivos experimentados por Lúcia Murat em sua busca ética por “possíveis” no cinema; “dobras” que lhe permitem continuar lutando no mundo atual de forma sofisticada, “experientes” que se tornaram na constituição de uma “estética da existência” ou “arte do viver”, como diz Foucault. Essa prática metodológica tem respaldo nos estudos de Deleuze sobre o cinema, visto que os filmes de Murat têm como pressuposto principal a elaboração da “imagem-tempo”. Mais do que isso, sua elaboração discursiva no cinema leva-nos de encontro aos estudos feministas, visto o caráter estético de sua arte profundamente marcado pelas dimensões de gênero. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Cinema - Biografia | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Entre a história e o cinema : Lúcia Murat e sua arte do viver | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1185102971729281 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7228539080595678 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Historia | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis focuses on the subjective experiences of the “historical” militant Lúcia Murat, whose life story is intertwined with the story of a generation of women who fought against the military dictatorship in Brazil, standing out in the present time by the poetic creation in the cinema that affirms new modes of enrollment and reinventing themselves. Nevertheless, it aims to give visibility to her trajectory of political militancy and to her inventive processes of subjectivity in the seventh art, in an exercise of historical elaboration of her cartography. For that, I consider her medical records prepared by the Political and Social Department of the State of Guanabara in the 1970s, her written and oral testimony, the films she produced between 1978 and 2018, as well as the critics and matters related to her cinematographic production and published in the newspapers O Globo and Folha de São Paulo. In this historical analysis, I privilege the subjective displacements experienced by Lúcia Murat in her ethical search for “possible” in the cinema; “Folds” that allow her to continue struggling in today's sophisticated world, “experienced” which have become the constitution of an “aesthetic of existence” or “art of living”, as Foucault says. This methodological practice is supported by Deleuze's studies of cinema, since Murat's films have as their main presupposition the elaboration of the “time-image”. More than this, her discursive elaboration in the cinema takes us to the meet of feminist studies, considering the aesthetic character of her art deeply marked by the dimensions of genre. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Jônatas Xavier de Souza.pdf | 8,94 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons