Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32859

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTANA, Otacilio Antunes-
dc.contributor.authorMELO, Raquel Bernardo de-
dc.date.accessioned2019-09-13T20:31:50Z-
dc.date.available2019-09-13T20:31:50Z-
dc.date.issued2018-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32859-
dc.description.abstractA principal motivação dessa dissertação foi observar a ausência de um conceito que apreciasse as regiões Semiáridas. A dissertação em questão foi estruturada principalmente em seis etapas a se basear nas requisições da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, em que os trabalhos de conclusão de curso devam sistematizar produtos técnicos e/ou tecnológicos com implicações socioambientais e que ajudem o profissional, no espaço formal e não formal, a mediar dinâmicas para construção de uma consciência e práxis ambiental: Área de Avaliação das Ciências Ambientais. O objetivo principal desse trabalho foi construir um quadro paradidático que apresente e sirva de cenário lúdico do Semiárido, com o fator limitante da água, e sua interferência na Biofísica Ambiental do sistema natural. Esse quadro é um objeto educacional que ajuda na mediação do professor em sua atividade profissional e tem implicações socioambientais. O quadro paradidático construído atingiu seu objetivo de unir visões interdisciplinares em um contexto: biofísica ambiental do Semiárido, baseada na educação contextualizada. Esse recurso didático cumpriu as demandas solicitadas socialmente de ser um atributo para atuação profissional (instrumento lúdico) e por ter implicações sociais, na conscientização e na exposição das narrativas, a criar um espírito para a práxis ambiental local (a criação da xilogravura com todos os seus elementos: bióticos, abióticos e físico-químicos). O sucesso da validação do quadro foi certificado pelos docentes diversos em sua aplicação, demonstrado pela adequação dos resultados aos critérios avaliados.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDemanda Socialpt_BR
dc.subjectObjeto Educacionalpt_BR
dc.subjectJogos Didáticospt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.titleBiofísica Ambiental do Semiárido: Quadro Paradidático para Educação Básicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCAVALCANTE, Katia Viana-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9054408879965507pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThe main motivation of this dissertation was to observe the absence of a concept that appreciated the semi-arid regions. The thesis in question was mainly structured in six stages to be based on the requests of the Coordination of Improvement of Higher Level Personnel, in which the course completion work should systematize technical and / or technological products with socio-environmental implications and that help the professional, in formal and non-formal space, to mediate dynamics for the construction of a conscience and environmental praxis: Environmental Sciences Assessment Area. The main objective of this work was to construct a paradidic picture that presents and serves as a playful scenario of the Semiarid, with the limiting factor of water, and its interference in the Environmental Biophysics of the natural system. This framework is an educational object that helps in mediating the teacher in his professional activity and has social and environmental implications. The constructed paradidical framework reached its objective of joining interdisciplinary visions in a context: environmental biophysics of the Semiarid, based on the contextualized education. This didactic resource fulfilled the socially requested demands of being an attribute for professional performance (playful instrument) and for having social implications, in the awareness and in the exposition of the narratives, to create a spirit for the local environmental praxis (the creation of woodcut with all its elements: biotic, abiotic and physico-chemical). The success of the validation of the table was certified by the different teachers in their application, demonstrated by the adequacy of the results to the evaluated criteria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Raquel Bernardo de Melo.pdf2,26 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons