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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGOMES FERREIRA, Verônica Gitirana-
dc.contributor.authorCOUTO, Rosilângela Maria de Lucena Scanoni-
dc.date.accessioned2019-09-13T19:27:57Z-
dc.date.available2019-09-13T19:27:57Z-
dc.date.issued2018-12-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32844-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva desenvolver e experimentar um modelo de formação de professor que empodere o docente a conceber, para uma dada situação (Vergnaud), orquestrações instrumentais (Trouche) para dar suporte à gênese instrumental do estudante. Esse modelo, a Metaorquestração Instrumental (MOI), é definido como uma gestão sistemática e intencional, por um(uns) formador(es), de artefatos e professores (ou licenciandos) para enfrentar uma Metassituação (MS), definida como uma composição de cinco situações de diferentes naturezas e níveis de dificuldades: reflexão sobre a fundamentação teórica; enfrentamento de uma situação matemática com artefatos digitais; observação de uma orquestração instrumental; reflexões sobre a articulação teórico e prática; síntese e análise das reflexões. A MOI é composta de uma composição de orquestrações instrumentais (sequenciadas ou imbricadas), cada uma das OI operando sobre uma componente da MS. O Design Experiments (Brown) fundamentou a metodologia iterativa que deu suporte ao design de tal modelo. Sua primeira versão foi uma aula para estudantes de mestrado, especialmente desenvolvida para a introdução da noção da Orquestração Instrumental. Ela deu origem ao design do primeiro modelo da MOI. Um re-design desse modelo foi experimentado em uma turma de licenciatura em matemática com 23 estudantes e duas formadoras, e analisado graças à metodologia de análise microgenética-videográfica. Tal análise permitiu a expansão do primeiro modelo, adicionando novos conceitos, como: reação ad hoc, metaconfiguração didática, metamodo de execução e metaperformance didática; novas características, como flexibilidade e interactividade; e novos fenômenos, como efeito cascata. As interações na MOI dão luz não apenas à relação sujeitoartefato, mas também ao trabalho coletivo e à mediação, componentes essenciais do modelo de formação de professor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores- Formaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleMetaorquestração instrumental : um modelo para repensar a formação de professores de matemáticapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTROUCHE, Luc-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0764814253640170pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4727708481050412pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to design and experience a teacher education model, empowering the teachers to conceive, for facing given situations (Vergnaud), instrumental orchestrations (Trouche) aiming to support students’ instrumental geneses (Rabardel). This model, the Instrumental Meta-Orchestration (IMO) is defined as a systematical and intentional monitoring, by one (some) teachers trainer(s), of artefacts and teachers (or pre-service teachers) facing a Meta-Situation (MS), defined as a composition of five situations of different natures and difficulties: questioning a theoretical background; facing a mathematical situation in using digital tools; observation of on instrumental orchestration; reflection on articulating theory and practice; synthesis and analysis of the reflection. The IMO is composed of a composition of instrumental orchestrations (sequenced, imbricated or parallel ones), each of them operating on a situation component of the MS. The Design Experiments (Brown) grounded the iterative methodology supporting the design of such a model. Its first instantiation was a class of master students, specially devoted to the introduction of the notion of instrumental orchestration. It allows to design a first IMO model. A re-design of this model was tried out in a prospective mathematics teacher class with 23 students and two teacher trainers, and questioned thanks to a microgenetic-videographical analysis. It leads to the expansion of the first model: adding new concepts, such as ad hoc reactions, didactical meta-configuration, exploitation meta-model and didactical meta-performance; new features, such as flexibility and interactivity; and new phenomena, such as cascade effect. The IMO interactions give insight, not only to subjectartefact relationship, but also to collective work and mediation, essential components of any model of teacher education.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação Matemática e Tecnológica

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