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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32757

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGONTIJO, Daniela Tavares-
dc.contributor.authorBARATA, Mirella Francyne Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-12T20:02:44Z-
dc.date.available2019-09-12T20:02:44Z-
dc.date.issued2018-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32757-
dc.description.abstractA família se constitui por relações de interdependência, uma vez que um evento diferente na mesma é sentido por todo o núcleo familiar, o que quer dizer que no geral, o sofrimento e/ou a alegria de um membro costuma repercutir na vida de todos os outros seja de forma direta ou indireta. Estudos que relacionam o impacto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na família abordam de forma geral, e alguns retratam que o sentimento do irmão raramente é apontado. Com isso, dialogar sobre o cuidado à todos os membros da família, em especial ao irmão da criança com TEA, fortalece a rede de cuidados da criança com o transtorno, uma vez que possibilita a atenção integral à família. O objetivo do presente trabalho foi compreender os significados de ser irmão de uma criança com TEA. Pesquisa social exploratória qualitativa, da qual participaram do 15 famílias (pais e/ou responsáveis e irmãos de crianças com autismo), recrutadas em três instituições do município do Recife, que atendem crianças com TEA. A coleta foi dividida em dois momentos : 1- Coleta de dados com os pais e/ou responsáveis, realizada através de uma entrevista estruturada com o Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) e de um questionário de caracterização da família; 2- Coleta de Dados com as crianças a partir da combinação de duas técnicas : desenho e narrativa da imagem produzida e uma entrevista semiestruturada. Na análise de dados do PEDI utilizou-se os escores brutos e contínuos do instrumento, nas áreas de autocuidado, mobilidade e função social. Estes dados foram utilizados para contextualizar os resultados qualitativos. Os dados provenientes das narrativas do desenho e da entrevista foram submetidos a análise de conteúdo temática, resultando em quatro categorias: percepções sobre a criança com autismo; percepções sobre o contexto familiar; relações entre irmãos; importância do cuidado ao irmão típico. Em suma, os resultados apontaram as percepções que os entrevistados têm acerca das dificuldades e capacidades de seus irmãos com autismo e de como estas impactam no comportamento do mesmo (os prejuízos na comunicação, no brincar, no interesse nas relações com os pares); relataram também como se dão as relações familiares e, em especial, com seus irmãos com TEA, sendo muitas vezes comentadas como relações que envolvem tristeza, sofrimento, mas ao mesmo tempo resiliência e compreensão; e de como o papel de cuidador também recai sobre o irmão típico; na ultima categoria discutimos sobre a possibilidade de prestar atenção aos irmãos de crianças com autismo, na perspectiva da educação em saúde afim de estar atento aos sinais que os mesmos apresentam. Por fim, reiteramos a necessidade de novos estudos na área a fim de que sejam realizados investimentos em estratégias de atenção aos irmãos de crianças com autismo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno autísticopt_BR
dc.subjectRelações familiarespt_BR
dc.subjectRelações entre irmãospt_BR
dc.title"Eu aprendi que ele precisa de mais atenção do que eu" os significados de ser irmão de uma criança com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5674432654191072pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3664459834123929pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do Adolescentept_BR
dc.description.abstractxThe family is constituted by relationships of interdependence, since a different event in it is felt throughout the family nucleus, which means that in general, the suffering and / or happiness of a member usually reverberates in the life of all others either directly or indirectly. Studies that relate the impact of Autistic Spectrum Disorder (ASD) on the family cover in a general way and some show that the brother's feelings are rarely pointed out. With this, dialoguing about care for all family members, especially the child's brother with ASD, strengthens the child's care network with the disorder considering that it enables the integral care to the family. The aim of the present study was to understand the meanings of being a sibling of a child with ASD. It was a qualitative exploratory social research involving 15 families (parents and / or guardians and siblings of children with autism) recruited from three institutions in the city of Recife which attend children with ASD. The data acquisition was divided into two moments: 1 - Data collection with parents and / or guardians. That was conducted through a structured interview the Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and a family characterization questionnaire; 2- Data Collection with children using a combination of two techniques: drawing and narrative of the produced image and a semistructured interview. In the PEDI data analysis, the raw and continuous scores of the instrument were used in the areas of self-care, mobility and social function. Those data were used to contextualize the qualitative results. The data from the narratives of the drawing and the interview were submitted to the analysis of thematic content resulting in four categories: perceptions about the child with autism; perceptions about the family context; sibling relationships; importance of care to the typical sibling. In summary, the results pointed out the perceptions that the interviewed have about the difficulties and abilities of their siblings with autism and how it impacts their behavior (communication, play, interest in peer relationships);these results have also reported how family relationships happen especially with their siblings with ASD which are often commented as relationships involving sadness and suffering, but at the same time resilience and understanding; still, how the role of caregiver also falls on the typical brother; in the last category we discussed the possibility of paying attention to the siblings of children with autism, from the perspective of health education in order to be alert to the signs they might present. Finally, we reiterate the need for new studies in the area that provide investments on strategies to care for siblings of children with autism.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde da Criança e do Adolescente

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