Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32717

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney Brito-
dc.contributor.authorPEREIRA, Mariana Valcacio Araújo-
dc.date.accessioned2019-09-12T19:03:18Z-
dc.date.available2019-09-12T19:03:18Z-
dc.date.issued2017-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32717-
dc.descriptionPEREIRA, Mariana Valcacio Araújo, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: VALCACIO, Marianapt_BR
dc.description.abstractNossos movimentos, para onde escolhemos viajar ou nos estabelecer, também estão atrelados às experiências vividas ou imaginadas em um lugar. Cada caminho possui uma particularidade e consequentemente um pouco da história da cidade. Nesse contexto, as ruas contam a história de um lugar, assim como a forma como as pessoas se transportam, nela. Ou seja, as variadas formas de deslocamento fazem parte da cultura de uma cidade. Em centros históricos, o caminho se configura também como um lugar, a medida que o mesmo reflete a história e identidade do local. Esse cenário permite a interação do meio com as pessoas, refletindo sua cultura e proporcionando, então, uma experiência ao turista. Logo, é possível perceber a importância de um sistema de mobilidade urbana na experiência de uma viagem. Caminhos, então, podem tornar-se lugares na medida em que são tratados não apenas como rotas de deslocamento, mas como parte de uma experiência no destino turístico. Dessa forma, o estudo em questão dedica-se a investigar centros históricos pois o enxerga como uma grande compilação das histórias de um lugar turístico. Podese percorrer nesses lugares as memórias mais antigas de uma cidade e vivenciá-las. Nesse momento, o turista é levado a ressignificar o seu cotidiano, percebendo que muitas outras histórias também constroem a sua. Logo, é possível destacar a necessidade de se projetar, a partir do design, para experiência de mobilidade em um lugar turístico, indo além da mobilidade para passageiros locais, pois turistas e passageiros locais possuem dinâmicas diferentes. Diante disso, o presente trabalho possuiu como objetivo propor diretrizes para a experiência de mobilidade turística, a partir de um guia, ao relacionar design e mobilidade em um estudo de caso no Centro Histórico de Olinda, Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismo criativopt_BR
dc.subjectDesign de experiênciapt_BR
dc.subjectCentros históricospt_BR
dc.subjectMobilidade turísticapt_BR
dc.titleO caminho também é lugar: diretrizes para uma proposta de design para a experiência de mobilidade turística no Centro Histórico de Olindapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6263082909348765pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxOur movements, to which we choose to travel or establish ourselves, are also linked to the experiences lived or imagined in a place. Each path has a particularity and consequently a bit of the history of the city. In this context, the streets tell the story of a place, as well as the way people are transported in it. That is, the various forms of displacement are part of the culture of a city. In historical centers, the path is also configured as a place, as it reflects the history and identity of the place. This scenario allows an interaction of the environment with people, reflecting their culture and thus providing an experience to the tourist. Therefore, it is possible to perceive the importance of an urban mobility system in the experience of a trip. Paths can then become places to the extent that they are treated not only as commuting routes, but as part of an experience in the tourist destination. In this way, the study in question is dedicated to investigating historical centers because it sees it as a great compilation of the stories of a tourist place. One can walk in these places the oldest memories of a city and experience them. At that moment, the tourist is led to resignify their daily life, realizing that many other stories also build their own. Therefore, it is possible to highlight the need to project, from the design, to experience mobility in a tourist place, going beyond mobility for local passengers, as tourists and local passengers have different dynamics. Consequently, the present work aims to propose guidelines for the experience of tourism mobility, from a guide, relating design and mobility in a case study in the Historical Center of Olinda, Pernambuco.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana Valcacio Araújo Pereira.pdf5,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons