Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32567

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorHOLANDA, Lourival-
dc.contributor.authorFERREIRA, Cecília Carneiro Leão-
dc.date.accessioned2019-09-11T17:57:39Z-
dc.date.available2019-09-11T17:57:39Z-
dc.date.issued2018-08-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32567-
dc.descriptionWANDERLEY, André de Sena, também é conhecido em citações bibliográficas por: SENA, André dept_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo central analisar fábulas e contos de fadas do neoclassicismo francês, para investigar como o elemento maravilhoso é utilizado de uma maneira que possibilite ou facilite a educação moral e ética, principalmente voltada para o público infantil. Para podermos ter uma melhor compreensão desse elemento, percorremos o caminho que busque valorizar a fantasia e o próprio maravilhoso na literatura, baseando-nos em trabalhos de vários autores como Auerbach (2015) e Eagleton (1978), e avaliamos a oposição entre literatura e filosofia, que disputavam há séculos por um certo protagonismo no que concerne um papel formador de suas obras na educação do povo, apoiando-nos principalmente da Paidéia de Jaeger. Também fizemos um panorama histórico do maravilhoso desde a Antiguidade, passando pela Idade Média, até o século XVII, através de estudos como os de Veyne (1987) e Le Goff (1985). Para fundamentar nossas análises, procuramos ainda compreender quais as características dos dois gêneros selecionados, e a relação que elas têm com o maravilhoso; além disso, nos preocupamos em situar historicamente os autores e as obras analisadas, observando as suas posições social e política, principalmente na disputa que ficou conhecida como a Querela entre os antigos e os modernos, sendo La Fontaine e Fénelon, mais voltados para o pensamento antigo, e Perrault, para o moderno. Por fim, pudemos analisar três textos de cada autor, observando os parâmetros acima citados e discutindo a importância de resgatar esses textos educativos em nossos dias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectMaravilhosopt_BR
dc.titleMaravilhoso e educação no classicismo: a dimensão educativa nas obras de Fénelon, La Fontaine e Perraultpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coWANDERLEY, André de Sena-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2193285962157730pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2859455583479309pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxCette recherche a eu comme but analyser des fables et des contes de fées du Néoclassicisme français pour investiguer comment l‘élément merveilleux est employé de façon à rendre possible, ou à rendre plus facile, l‘éducation morale et éthique, surtout celle qui est dédiée au public enfantin. Pour mieux comprendre cet élément, nous avons choisi un chemin qui cherche la valorisation de la fantaisie et du merveilleux dans la littérature. Pour cela, nous avons ancré théoriquement notre travail avec des auteurs comme Auerbach (2015) et Eagleton (1978).Et, à partir de la Paideia de Jaeger, nous avons aussi évalué l‘opposition entre littérature et philosophie, qui se disputaient il y a des siècles pour la place de protagoniste en ce qui concerne le rôle formateur de leurs oeuvres dans l‘éducation du peuple. De plus, nous avons proposé un panorama historique du merveilleux depuis l‘Antiquité, Moyen Âge jusqu‘au XVIIème siècle, à travers des études comme ceux de Veyne (1987) et Le Goff (1985). Pour baser nos analyses, nous avons encore essayé de comprendre les caractéristiques des deux genres choisis et leur rapport avec le merveilleux. De plus, nous avons eu le souci de situer historiquement les auteurs et les oeuvres analysées, tout en observant leurs positions sociales et politiques, surtout dans la dispute connue comme La Querelle des Anciens et des Modernes, avec La Fontaine et Fénelon comme souteneurs de la pensée ancienne, et Perrault, de la pensée moderne. Enfin, nous avons analysé trois textes de chaque auteur, en considérant les paramètres cités ci-dessus et tout en discutant l‘importance de rafraîchir ces textes éducatifs dans nos jours.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Cecília Carneiro Leão Ferreira.pdf1,1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons