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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500

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dc.contributor.advisorHENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte-
dc.contributor.authorMORAES, Flávio Souza de-
dc.date.accessioned2019-09-10T22:23:36Z-
dc.date.available2019-09-10T22:23:36Z-
dc.date.issued2018-10-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32500-
dc.descriptionHENRÍQUEZ GUERRERO, Jorge Recarte, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: HENRIQUEZ, JORGE RECARTE ; LIRA JUNIOR, José Claudino de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LIRA, JOSÉ CLAUDINO DEpt_BR
dc.description.abstractMotores de combustão interna são dispositivos presentes na sociedade desde o século XIX estando, desde então, presentes em nosso dia-a-dia. Porém sua utilização traz impacto ao meio ambiente, um dos fatos principais que motivam o estudo desses equipamentos por parte tanto da indústria quanto das universidades na busca de alternativas para mitigar tal problema. Nesse desenvolvimento, ferramentas computacionais são de grande importância, pois sua utilização diminui o custo com experimentação e tempo de projeto. O presente trabalho tem como objetivo estudar os impactos de modificações no escoamento da camisa d’água nos canais de um motor turbo alimentado sobre o campo de temperaturas deste dispositivo. Tais impactos foram avaliados através de uma simulação CHT (“Conjugate Heat Transfer”) do motor e seu fluido de arrefecimento. O estudo é parte de um projeto desenvolvido em parceria com a Fiat Chrysler Brasil Ltda. (FCA), a qual forneceu a geometria do motor e suporte nas análises realizadas. Os resultados alcançados após as simulações mostram o grande potencial dessas ferramentas no processo de desenvolvimento de motores; em relação as temperaturas, as mudanças no circuito de arrefecimento conseguiram diminuir em 32,12 K os picos de temperaturas dos domos do motor, porém estas ainda se apresentaram bastante altas. Contudo nas paredes do cilindro tais mudanças se mostraram efetivas na diminuição da temperatura dessa região, com redução máxima de 39,12 K no pico de temperaturas dessa região.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectMecânica dos fluidos computacionalpt_BR
dc.subjectMotores de combustão internapt_BR
dc.subjectMapa térmicopt_BR
dc.subjectTransmissão de calorpt_BR
dc.subjectCircuito de arrefecimentopt_BR
dc.titleAnálise térmica do bloco do motor etorq evo 1.6 l flex fuel turboalimentadopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIRA JUNIOR, José Claudino de-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3171765896099399pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940127221480832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxInternal combustion engines are present in the society since the XXI century, been since then present in our lives. However, its use brings environmental impacts, such facts are the main reason that motivate the study of these equipments by both industry and universities in order to mitigate this problem. In this process, computational tools are very important decreasing the costs expended with experimentation and the time in the design. The objective of the present work is to study the impacts of modifications on the water jacket boundary conditions and its flow inside of a turbo compressed internal combustion engine. Such impacts were evaluated through a CHT (Conjugate Heat Transfer) simulation of the engine and its coolant. This study is part of a project developed in partnership with the company Fiat Chrysler Brazil Ltda. (FCA), who provided the engine geometry and support on the analysis done. The results of such studies show the great importance of simulation tools in the process of development of internal combustion engines; in relation to the temperatures, changes in the cooling circuit were able to decrease in 32,12 K the temperatures peaks along de domes of the engines, but they were still very high. However, in the cylinders wall such changes were effective in the reduction of temperatures in this region, with a maximum reduction of 39,12 K in the temperature peaks.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

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