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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLuiz Pelizzoli, Marcelo pt_BR
dc.contributor.authorCosta Mileipe, Jamilept_BR
dc.date.accessioned2014-06-12T16:29:16Z-
dc.date.available2014-06-12T16:29:16Z-
dc.date.issued2011-01-31pt_BR
dc.identifier.citationCosta Mileipe, Jamile; Luiz Pelizzoli, Marcelo. A dimensão da ética ambiental na educação para a sustentabilidade: limites e possibilidades. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3239-
dc.description.abstractEm todas as conferências sobre meio ambiente, desde a Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano em Estocolmo no ano de 1975 foram feitos apelos em função de relações mais éticas para com o meio ambiente. Em especial, a partir da I Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental em Tbilisi no ano de 1977, ressaltou-se a necessidade de promover a dimensão ética na Educação Ambiental. Este fato reconhece a importância da tarefa da educação ambiental, no que concerne a uma tematização a respeito dos valores que regem o agir humano em sua relação com a natureza, para então, vislumbrar o futuro socioambiental verdadeiramente sustentável. No entanto, essas questões acerca de uma ética para com o meio ambiente nem sempre são esclarecidas e contextualizadas na realidade socioambiental atual, e assim, muitas vezes são tratadas de forma difusa e com pouca objetividade. Portanto, esse estudo considerou pertinente entender como essa dimensão ética vem sendo entendida e trabalhada pela Educação Ambiental nos principais textos e discussões que atentam para o tema. Dessa forma, prestando-se em analisar como se dá a construção dos conhecimentos e valores ecológicos essenciais como base para uma Educação Ambiental que auxilie na compreensão da complexidade sistêmica, e em consequência, da prática da sustentabilidade. Buscou-se aqui refletir a respeito das diferentes teorias que envolvem a Educação Ambiental, bem como das abordagens éticas que mais se aproximam de uma Ética Ambiental propriamente dita. O aspecto metodológico foi norteado pela análise qualitativa aqui representada pela revisão de literatura especializada com ênfase em análise de conteúdo, não obstante, trata-se também de uma pesquisa de cunho crítico-epistemológico. Observa-se que o principal obstáculo à Educação Ambiental se encontra no reducionismo da questão ambiental e na manutenção de paradigmas essencialmente tecnicistas, fato que tende a ocultar qualquer dimensão ética que oriente os propósitos de sustentabilidade socioambiental. As investigações reunidas aqui possibilitaram fazer um rápido diagnóstico do rumo que a Educação Ambiental vem seguindo na atualidade, como também, possibilitam vislumbrar uma Ética Ambiental na Educação que melhor atende aos rumos a uma sociedade sustentávelpt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÉtica Ambientalpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectSustentabilidade Socioambiental.pt_BR
dc.titleA dimensão da ética ambiental na educação para a sustentabilidade: limites e possibilidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente

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