Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3239
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Luiz Pelizzoli, Marcelo | pt_BR |
dc.contributor.author | Costa Mileipe, Jamile | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T16:29:16Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T16:29:16Z | - |
dc.date.issued | 2011-01-31 | pt_BR |
dc.identifier.citation | Costa Mileipe, Jamile; Luiz Pelizzoli, Marcelo. A dimensão da ética ambiental na educação para a sustentabilidade: limites e possibilidades. 2011. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2011. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3239 | - |
dc.description.abstract | Em todas as conferências sobre meio ambiente, desde a Conferência das Nações Unidas Sobre o Ambiente Humano em Estocolmo no ano de 1975 foram feitos apelos em função de relações mais éticas para com o meio ambiente. Em especial, a partir da I Conferência Intergovernamental Sobre Educação Ambiental em Tbilisi no ano de 1977, ressaltou-se a necessidade de promover a dimensão ética na Educação Ambiental. Este fato reconhece a importância da tarefa da educação ambiental, no que concerne a uma tematização a respeito dos valores que regem o agir humano em sua relação com a natureza, para então, vislumbrar o futuro socioambiental verdadeiramente sustentável. No entanto, essas questões acerca de uma ética para com o meio ambiente nem sempre são esclarecidas e contextualizadas na realidade socioambiental atual, e assim, muitas vezes são tratadas de forma difusa e com pouca objetividade. Portanto, esse estudo considerou pertinente entender como essa dimensão ética vem sendo entendida e trabalhada pela Educação Ambiental nos principais textos e discussões que atentam para o tema. Dessa forma, prestando-se em analisar como se dá a construção dos conhecimentos e valores ecológicos essenciais como base para uma Educação Ambiental que auxilie na compreensão da complexidade sistêmica, e em consequência, da prática da sustentabilidade. Buscou-se aqui refletir a respeito das diferentes teorias que envolvem a Educação Ambiental, bem como das abordagens éticas que mais se aproximam de uma Ética Ambiental propriamente dita. O aspecto metodológico foi norteado pela análise qualitativa aqui representada pela revisão de literatura especializada com ênfase em análise de conteúdo, não obstante, trata-se também de uma pesquisa de cunho crítico-epistemológico. Observa-se que o principal obstáculo à Educação Ambiental se encontra no reducionismo da questão ambiental e na manutenção de paradigmas essencialmente tecnicistas, fato que tende a ocultar qualquer dimensão ética que oriente os propósitos de sustentabilidade socioambiental. As investigações reunidas aqui possibilitaram fazer um rápido diagnóstico do rumo que a Educação Ambiental vem seguindo na atualidade, como também, possibilitam vislumbrar uma Ética Ambiental na Educação que melhor atende aos rumos a uma sociedade sustentável | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ética Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade Socioambiental. | pt_BR |
dc.title | A dimensão da ética ambiental na educação para a sustentabilidade: limites e possibilidades | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2862_1.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons