Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32346

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPORTO FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque-
dc.contributor.authorSILVA, Rosana Aires da-
dc.date.accessioned2019-09-06T17:25:36Z-
dc.date.available2019-09-06T17:25:36Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32346-
dc.description.abstractEsta pesquisa, do tipo estudo de caso, buscou compreender os processos de desvios presentes na arte contemporânea produzida por artistas mulheres atuantes em Pernambuco. Método de configuração artística que tinha como objetivo a superação de uma ordem sócio-cultural caracterizada pelo consumo passivo de mercadorias e imagens, assim como também a superação da arte e sua total integração a vida cotidiana, a técnica de desvio vem sendo utilizada por artistas contemporâneos com objetivos diversos, sem a devida problematização de seus princípios. Sistematizado pela Internacional Situacionista, movimento cultural e político ativo durante os anos de 1958 a 1972, os procedimentos de desvios preveem deslocamento e subversão de elementos preexistentes. Já a arte produzida pelas mulheres vem ganhando visibilidade, desde os anos setenta, quando o movimento artístico feminista americano começou a questionar a ausência das mulheres artistas no campo da história da arte, problematizando as desigualdades de gênero existentes no campo artístico. Com o estudo das obras de artistas atuantes em Pernambuco, essa pesquisa buscou dar visibilidade à produção artística realizada por mulheres no estado. A natureza critica intrínseca e decorrente dos feminismos, presente em grande parte das obras produzidas por mulheres, tornou essa produção ideal para o confronto com a teoria do desvio e, portanto, ao estudo proposto pela presente pesquisa. Para investigar os processos de desvio presentes na arte contemporânea produzida por mulheres, foram analisadas três obras: Do deleite: almoço na relva (2007) de Beth da Matta, Vadia (2016) e Irma Brown e Peluquería Carangi (2013), de Marie Carangi. Foi verificado a ocorrência dos desvios nas obras e suas formas de operação dentro dos trabalhos mencionados. A pesquisa aponta que os desvios nos casos analisados estão mais alinhados ao “uso", conforme aponta Bourriaud, de formas preexistentes e não a superação destas formas, como queriam os situacionistas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDétournementpt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleDesvios na arte contemporânea produzida por mulheres em Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3635310119205663pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2205907145171008pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research, a case study type, sought to understand the processes of deviations present in the contemporary art produced by women artists in Pernambuco. A method of artistic configuration which had as its objective the overcoming of a sociocultural order characterized by the passive consumption of goods and images, as well as the overcoming of art and its total integration with daily life. The deviation technique has been used by contemporary artists with diverse objectives, but without the due problematization of its principles. Systematized by the Situationist International, a cultural and political movement active from 1958 to 1972, the deviation procedures foresee the displacement and subversion of preexisting elements. The art produced by women has only gained visibility in the 1970s, when the American feminist artistic movement began to question the absence of women artists in the field of art history, problematizing the existing gender inequalities in the artistic field. Conducting a study of the works produced by artists who work in Pernambuco, this research sought to give visibility to the artistic production performed by women in the state. The intrinsic and inherent critical nature of feminisms, present in most of the works produced by women, made this production ideal to confront with the deviation theory and, therefore, the study proposed by the present research. In order to investigate the processes of deviations present in contemporary art produced by women, three works were analyzed: Do deleite almoço na relva (2007) by Beth da Matta, Vadia (2016) by Irma Brown and Peluquería Carangi (2013) by Marie Carangi. It was verified the occurrence of deviations in the works and their forms of operation within the mentioned works. The research points out that the deviations in the cases analyzed are more in line with the "use" according to Bourriaud, of preexisting forms and not the overcoming of these forms, as the situationists wanted.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Rosana Aires da Silva.pdf13,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons