Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32295

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDAMASCENO, Vinícius de Oliveira-
dc.contributor.authorBRITO, Maria Jullyanne Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2019-09-05T21:50:51Z-
dc.date.available2019-09-05T21:50:51Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32295-
dc.description.abstractO objetivo dos estudos que compõem esta dissertação é de elaborar um instrumento de observação da aula com o intuito de medir o grau de adesão dos professores à tecnologia pedagógica do Programa Segundo Tempo, bem como estabelecer sua validade de face, de conteúdo (Artigo 1), validade de critério e confiabilidade (consistência interna, reprodutibilidade intra e interobservador) (Artigo 2). Para a concepção, validação de face e conteúdo, foram realizadas revisões dos documentos que fundamentam o programa, reuniões, consultas com a Equipe Pedagógica e aplicação piloto. Para a validade concorrente e confiabilidade intra e interobservador, foi elaborada uma capacitação de ensino a distância em que os observadores avaliaram duas vídeoaulas em momentos diferentes. Sobre a validade de face e conteúdo, não foram encontradas divergências entre as equipes quanto ao nível de relevância dos itens e seus ponderamentos. Além disso, a aplicação piloto apresentou bons valores de Índice de Concordância (0,71 ± 0,22). Em relação à confiabilidade e validade critério, as medidas do instrumento apresentaram boa confiabilidade (Alfa de Conbrach – 0,90; Reprodutibilidade Interobservador com CCI entre 0,89 e 0,91 e Reprodutibilidade Intraobservador com 11 dos itens apresentando valor de p significativo para ambas videoaulas); contudo, sobre a validade critério, apenas 5 itens apresentaram concordância acima de 50%. Desse modo, é necessário que a capacitação de Ensino à Distância seja reforçada com feedbacks sobre as aulas avaliadas, principalmente em relação às divergências encontradas, a fim de reforçar os critérios de avaliação.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicometriapt_BR
dc.subjectAvaliação Educacionalpt_BR
dc.subjectReprodutibilidade dos testespt_BR
dc.titleValidade e confiabilidade do protocolo de observação de aula do Programa Segundo Tempopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSOARES, Antonio Jorge Gonçalves-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9219818503634382pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3253053787565027pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Fisicapt_BR
dc.description.abstractxThe aim of the studies presented in this dissertation is to elaborate a class observation instrument in order to measure the teachers` adhesion degree to the pedagogical technology of the Programa Segundo Tempo, and to establish its validity of face, content (Article 1), and validity of criterion and reliability (internal consistency, intra and interobserver reproducibility) (Article 2) as well. Document reviews, meetings, queries with the pedagogical team and pilot application were performed for the conception, validation of face and content. For the concurrent validity and intra- and inter-observer reliability, a distance learning training was elaborated, in which the observers evaluated two video classes in different moments. Regarding the validity of face and content, divergences were not found between the teams concerning the relevance level of the items and its weights. Futhermore, the pilot application presented good Concordance Index values (0,71 ± 0,22). Regarding the confiability and validity criteria, the instrument measures displayed good confiability (Cronbach Alpha – 0,90; Inter-observer reproducibility with ICC between 0,89 and 0,91 and Intra-observer reproducibility with 11 items presenting significant p value for both video classes); however, regarding the validity criteria, only 5 items presented concordance above 50%. Therefore, it is necessary a reinforcement in the Distance Learning Training with feedbacks about the classes evaluated, mainly concerning the divergences found, in order to reinforce the assessment criteria.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Jullyanne Cavalcanti de Brito.pdf4,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons