Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32235

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Josimar Jorge Ventura de-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Mariana Cavalcanti-
dc.date.accessioned2019-09-04T19:31:44Z-
dc.date.available2019-09-04T19:31:44Z-
dc.date.issued2017-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32235-
dc.description.abstractNeste trabalho, analisamos as representações acerca da identidade latino-americana, através da leitura comparativa entre os ensaios-sociais América Latina: males de origem (1905), de Manoel Bomfim, e O labirinto da solidão (1950), de Octavio Paz. Destacamos a noção de “um modo singular de ser ocidental” como mote para abordagem da referida identidade, considerando três aspectos vistos como “marcas simbólicas”: a herança colonial, a mestiçagem e o suposto sentimento de inferioridade. Os dois ensaios sociais foram inovadores na forma como ambos os autores pensaram a condição do “ser latino-americano”, assumindo posições contestadoras ao que era dominante nas épocas em que viveram. As obras puderam ser analisadas com base na abordagem temática, por permitir cruzar mais livremente diversas perspectivas, intérpretes e contextos, que dialogam entre si. Assumimos como pressuposto a leitura decolonial, a qual, nas últimas décadas, tem evidenciado a necessidade de revisão sobre os significados subjacentes a noção de América Latina, segundo o argumento que a lógica da colonialidade é parte constitutiva da modernidade. Desse modo, nos valemos da categoria de identidade latino-americana como um norte para discutir a noção de “identidade subjugada”, tanto a nível comparativo com as outras identidades ocidentais (representadas pelas nações centrais), quanto no interior da sua própria representação (segundo os três aspectos mencionados). Além disso, consideramos que a importância desse estudo, entre outras questões, foi a possibilidade de comparar pensamentos de autores que dialogam a mesma temática, por proporcionar uma visão mais ampla da discussão.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectLatino-americanos - Identidadept_BR
dc.subjectBomfim, Manoel, 1868-1932pt_BR
dc.subjectPaz, Octavio, 1914-1998pt_BR
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectPóscolonialismopt_BR
dc.subjectTeoria decolonialpt_BR
dc.titleIdentidade latino-americana nas concepções de Manoel Bomfim e Octavio Paz : uma análise à luz do pensamento decolonialpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3894364968131742pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4863742227544521pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxIn this work, we analyze representations of Latin American identity, through the comparative reading of the social essays: América Latina: males de origem (1905) by Manoel Bomfim and O labirinto da solidão (1950) by Octavio Paz. We highlight the notion of "a singular way of being Western" as a motto for approaching that identity, considering three aspects seen as symbolic marks: colonial heritage, miscegenation and supposed inferiority. The two social essays were groundbreaking in the way both authors thought the condition of Latin American "being", assuming challenging positions to what was dominant in the times in which they lived. A thematic approach was used to analyze the works, allowing to cross-reference diverse perspectives, interpreters and contexts more freely, creating a dialogue between them. We assume as a presupposition the decolonial reading, which, in the last decades, has evidenced the need to revise the meanings underlying the notion of Latin America, according to the argument that the logic of coloniality is a constituent part of modernity. In this way, we use the category of Latin American identity as a compass to discuss of the notion "subjugated identity", both comparatively with other Western identities (represented by the central nations), and within its own representation (second the three aspects mentioned). In addition, we consider that the importance this study, among other issues, was the possibility of comparing the thoughts of authors who dialogue on the same theme, by providing a broader view of the discussion.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mariana Cavalcanti Albuquerque.pdf995,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons