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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32224

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMEIRA, Leonardo Herszon-
dc.contributor.authorVANDERLEI, Maria Ivana-
dc.date.accessioned2019-09-04T18:37:11Z-
dc.date.available2019-09-04T18:37:11Z-
dc.date.issued2018-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32224-
dc.description.abstractNa atual situação de carência de recursos para investimentos em infraestrutura de transportes públicos, se torna imprescindível otimizar a aplicação dos investimentos, porém, existe uma carência por parte dos gestores que atuam na área de transporte público, no uso de ferramentas de gestão, com modelos que utilizam critérios técnicos e auxiliam no processo de decisão do modo de transporte público mais adequado a implantar em uma rede de transportes. A escolha bem-sucedida irá possibilitar acessibilidade à população e melhor mobilidade, além de minimizar os problemas de congestionamento, diminuição dos tempos de viagens, melhoria da produtividade das atividades urbanas e diminuição da poluição atmosférica. Este estudo se justifica pela busca de um ferramental baseado em critérios hierarquizados, utilizando o método de multicritérios, observando aspectos operacionais, econômicos, urbanísticos, ambientais. A tese tem como objetivo indicar os critérios que seriam mais relevantes na utilização do método multicritérios para apoiar o processo de tomada de decisão sobre o modo de transporte mais adequado, dado os recursos disponíveis para implantar em um dado corredor de grande/média capacidade. Diante dos problemas de mobilidade elencados, o estudo indaga: quais seriam os critérios e quais os pesos que deveriam ser levados em conta na escolha do modo de transporte para investimentos em infraestrutura de corredores de transportes? Como hipótese de trabalho infere-se se seria possível estabelecer o modo de transporte mais adequado, por meio da pontuação encontrada para os critérios. Como estudo empírico da tese, foi elaborado um questionário, aplicado a 80 pessoas, distribuídas em seis grupos: técnicos, acadêmicos, gestores, políticos, usuários e livre pensar, ligados à área de transporte. Após, fazendo uso do método de Multicritério de Apoio à Decisão (MCDA), o Elimination et Choix Traduisant la Réalité (ELECTRE II), alimentado pelos critérios escolhidos, com suas respectivas ponderações construídas pelos métodos de Resistência a Mudanças e o de Blocos de Carta, se realizou uma análise comparativa. Como principais resultados, se pode citar que a hipótese do trabalho é possível, pois o resultado encontrado após a aplicação do método ELECTRE II, utilizando os critérios definidos, apresenta uma classificação das alternativas adequada dos modos de transportes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectInfraestrutura de transportes públicospt_BR
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectELECTRE IIpt_BR
dc.titleA importância dos critérios de tomada de decisão na escolha da infraestrutura do modo de transporte públicopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA NETO, Oswaldo Cavalcanti da Costa-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4799945124536132pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9191737269930161pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Civilpt_BR
dc.description.abstractxOn the current situation of lack of resources for investments in public transport infrastructure, becomes essential to optimize investments implementation, however, there is a lack of management by public sector managers, in use of management tools, with models which use technical criteria and assist in the decision-making process of the most appropriate public transport mode to be implemented in a transport network. The successful choice will enable accessibility to the population and better mobility, as well as minimizing congestion problems, decreased travel times, improving the productivity of urban activities and atmospheric pollution reduction. This study is justified by the search for a tool based on hierarchical criteria, using the multi-criteria method, observing operational, economic, urban, and environmental aspects. The thesis aims to indicate the criteria that would be most relevant in using the multi-criteria method to support the decision-making process about the most appropriate transport mode, given the resources available to deploy in a given large/medium capacity corridor. Faced the mobility problems listed, the study asks: what are the criteria and what weights should be taken into account in the choice the of transport mode for investments in infrastructure of transport corridors? As a working hypothesis it is inferred if it would be possible to establish the most appropriate transport mode, through the score found for the criteria. As empirical study of thesis, a questionnaire was drawn up, applied to 80 people, distributed in six groups: technicians, academics, managers, politicians, users and free thinking, linked to the transport area. After, making use of Multi-criteria decision support (MCDS) method, the Elimination et Choix Traduisant la Réalité (ELECTRE II), powered by criteria chosen, with their respective weights constructed by Resistance to Change and Letter blocks methods, performed a comparative analysis. As main results, it can be mentioned that the work hypothesis is possible, because the result found after the application of the ELECTRE II method, using the defined criteria, presents an adequate classification of alternatives of the transport modes.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Engenharia Civil

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